Antonio R. Rocha   |   11/05/2015 18:01

Ministros buscam soluções para terminais marítimos

Em visita ao amplo e moderno Terminal de Passageiros do Porto de Natal, na tarde desta segunda-feira (11), o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, defendeu o melhor aproveitamento do equipamento, que tem alta taxa de ociosidade. Sequer os espaços comerciais do terminal, concluído há um ano, f

Em visita ao Terminal de Passageiros do Porto de Natal, na tarde desta segunda-feira (11), o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, defendeu o melhor aproveitamento do equipamento, que tem alta taxa de ociosidade.

Sequer os espaços comerciais do terminal, concluído há um ano, foram arrendados. O terminal foi construído sem uma prévia análise dos entraves técnicos (calado e ponte) que impedem a vinda de grandes transatlânticos para o Rio Grande do Norte. É um elefante branco.

Alves acompanhou o ministro dos Portos, Edinho Araújo, que esteve em Natal para conhecer a estrutura administrada pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). A solução para um amplo espaço com tão poucos navios parece óbvia até para o ministro do Turismo. “O local dispõe de infraestrutura para eventos e atividades comerciais que poderiam ser utilizadas pela população local”, defende Alves, que prevê um projeto maior de revitalização da zona portuária no bairro da Ribeira.

No encontro dos ministros do Turismo e dos Portos em Natal ficou acertado que Edinho Araújo vai buscar uma alternativa junto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para o funcionamento de serviços comerciais não só no terminal de Natal, como nas estações de Fortaleza, Recife e Salvador. Atualmente a Antaq só autoriza os serviços da Receita Federal, Vigilância Sanitária e Polícia Federal.

Tópicos relacionados