Karina Cedeño   |   13/07/2015 13:19

Julho é o mês das baleias-jubarte em Abrolhos, na Bahia

O Sul da Bahia receberá, neste mês, uma visita que promete aquecer o turismo da região de Abrolhos. Trata-se das baleias-jubarte, que nesta época do ano fogem do inverno rigoroso na Antártida para o clima tropical do Brasil, em busca das águas mornas, rasas e cristalinas do arquipélago para procriar

Começa neste mês a temporada das baleias-jubarte na região de Abrolhos, sul da Bahia, que sempre aquele o turismo na região. No período, os mamíferos fogem do inverno rigoroso na Antártida para o clima tropical do Brasil, em busca das águas mornas, rasas e cristalinas do arquipélago para procriar.

Também conhecidas como baleias-cantoras ou baleias-corcundas, as jubartes têm como característica marcante a docilidade, fato que atrai grande quantidade de turistas à Costa das Baleias, região formada por Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri.

“Aconselho baianos e turistas a conhecerem esta maravilha da natureza e ver de perto os mamíferos gigantes”, afirma o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado. Um dos melhores momentos da atração pode ser conferido durante os passeios de barco, quando os visitantes se encantam com a presença das baleias que se aproximam, encenam acrobacias e emitem sons que pressupõem a dança do acasalamento.

Para complementar a programação, serão realizadas diversas atividades artísticas e culturais, como um festival de forró e gastronomia no Beco das Garrafas, em Prado, aberto na última sexta-feira do mês e com apresentação de bandas, cordel e artesanato. Já para o mês de outubro, está programado o 10º Festival Gastronômico, que acontece entre os dias 9 e 18 com o tema Nossas Raízes.

Tópicos relacionados