Movida

Henrique Santiago   |   28/07/2015 19:00

SP: 1,7 mil eventos e 27,7 milhões de visitantes neste ano

O documento aponta um total de 1.732 eventos registrados na capital paulista, com previsão de aumento de 40% até o fim de 2015.

PANROTAS / Emerson Souza
O centro de convenções do Anhembi recebe grandes eventos
O centro de convenções do Anhembi recebe grandes eventos
Com o fechamento do primeiro semestre, o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) apresentou um relatório com as estimativas de realização de eventos para este ano. O documento aponta um total de 1.732 eventos registrados na capital paulista, com previsão de aumento de 40% até o fim de 2015. Espera-se um público de 27,7 milhões de visitantes, dos quais 11 milhões divididos em turistas de outras cidades, outros Estados e países.

De janeiro a junho, São Paulo recebeu 963 eventos. O estudo aponta que o pico de visitação se deu em junho, com 9,4 milhões de visitantes, ou seja, um terço do número esperado. A alta se deve muito a grandes atrações como a Parada do Orgulho LGBT e a Virada Cultural. O mês de maio totalizou 232 eventos e deve encerrar o ano como o período com mais realizações, seguido de perto apenas por agosto, com 214.

O segmento de turismo é o sexto maior em captação de eventos para este ano. No período em questão, serão 77, estando atrás de setores como medicina (545), ciência, tecnologia e comunicação (306), cultura e educação (227), técnico e científico (226) e moda (87).

Frente a um ano atípico, o SPCVB destaca que o cenário econômico tem criado tendências para a realização de eventos, criando novos formatos tidos como menores, com menos participantes, porém mais selecionados, focados em gestores e experiências marcantes, e com menor duração.

CRESCIMENTO GLOBAL
Em levantamento realizado pela International Congress and Convention Association (ICCA), São Paulo está entre as 40 maiores do mundo que recebem eventos internacionais, à frente de Rio de Janeiro, Milão e Dubai, por exemplo. Figurando em 34º, a maior cidade sul-americana totaliza 66 atrações, sendo a maior do País e a terceira maior da América Latina, atrás de Buenos Aires, na Argentina (91) e Santiago, no Chile (71). Em 2003, a cidade ocupava o 98º posto, com apenas sete eventos registrados.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias