Fernanda Cordeiro   |   26/02/2016 08:40

Descubra 15 locais reais que inspiram os filmes da Disney

Construções históricas e belezas naturais estão entre os destinos

Os cenários dos filmes da Disney encantam e inspiram crianças e adultos ao redor do mundo. O que pouca gente sabe é que alguns desses locais foram criados a partir de construções reais e que estão disponíveis para visitação. Confira alguns deles a seguir.

A Pequena Sereia - Castelo de Chillon - Suíça



O castelo do Príncipe Eric, em A Pequena Sereia, foi inspirado no Castelo de Chillon, localizado no Lago Leman, na Suíça. Este castelo é o monumento suíço mais visitado e uma das construções mais bem preservadas da Europa. Os primeiros registros históricos do local são datados de 1150. Victor Hugo e Alexandre Dumas estão entre as figuras ilustres que já visitaram o local.

Mulan - A Cidade Proibida - China




A Cidade Imperial que aparece no filme Mulan foi criada a partir da Cidade Proibida, situada em Pequim, na China. O local foi inaugurado em 1420 e até 1912 era o centro de poder político chinês. Até se tornar o Museu do Palácio, em 1925, o acesso à Cidade Proibida era limitado aos funcionários que trabalhavam no local.

Procurando Nemo - Baía de Sidney - Austrália



A Austrália foi bem retratada em Procurando Nemo. A Baía de Sidney, incluindo o Teatro de Sidney e a Grande Barreira de Coral, foi utiliza como inspiração para cenários do filme e aparece em alguns momentos quase que de forma idêntica ao original. Vale destacar que o Teatro de Sidney foi inaugurado em 1973 e é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Peter Pan - Big Ben - Londres




Durante o primeiro voo de Wendy, João e Miguel com Peter Pan, os quatros param no Big Ben. A história originalmente se passava em Londres, no Reino Unido. No filme, o relógio usado é quase que idêntico ao original que fora construído em 1859 e possui cerca de 96 metros de altura. O local é desde de sempre um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade.

Enrolados - Monte Saint-Michael - França




Localizado na Normandia, na França está o Monte Saint Michael, que é um ilhote rochoso na foz do rio Couesnon. No local, uma abadia e um santuário foram construídos em homenagem ao arcanjo São Miguel. O local e todas as suas construções rochosas foram usados como inspiração para os criadores do longa Enrolados.

A Nova Onda do Imperador - Machu Picchu - Peru



As místicas ruínas Incas, localizadas oito mil metros acima do nível do mar no Peru foram usadas como inspiração para a criação do reino do Imperador Kuzco. O nome do personagem principal do longa também é uma homenagem ao país, e foi inspirado na cidade de Cusco.

A Branca de Neve e os Sete Anões - Alcázar of Segovia - Espanha




Este palácio fortificado e construído com pedras na velha cidade espanhola de Segóvia foi local de inspiração para o castelo da Branca de Neve no filme. A construção do local aconteceu em 1155 e de lá pra cá o local já teve várias funções, mas desde 1953 funciona como um museu.

Valente - Castelo de Eilean Donan - Escócia



Nas terras altas escocesas está localizado o castelo de Eilean Donan. O local e sua construção histórica foram usados pelo time de design da Disney como fonte de inspiração para criar o reino da princesa Merida, do longa Valente. Esta não é a primeira vez que o local é retratado em filmes: o castelo já apareceu em O Melhor Amigo da Noiva e Elizabeth: A Era de Ouro.

Up: Altas Aventuras - Angel Falls - Venezuela



O diretor Peter Docter e a equipe de criação do longa UP viajaram até o topo das montanhas venezuelanas em busca de inspiração para o filme. Durante a viagem, eles passaram pelas Angel Falls, a maior queda d´água do mundo e decidiram retratá-la no filme.

Frozen: Uma Aventura Congelante - Saint Olaf’s Church - Noruega




Essa igreja do século 19 serviu de modelo para a capela que aparece no filme Frozen durante a cena da coroação de Elsa. O nome do local também serviu de inspiração para nomear o um dos personagens do filme, o boneco de neve, Olaf.

O Corcunda de Notre Dame - Catedral de Notre Drame - Paris



Sim, a Catedral de Notre Dame que aparece o filme é exatamente a mesma que existe na vida real. A construção, que está localizada no centro de Paris, é um dos maiores exemplos do estilo gótico arquitetônico francês.

Aladin - Taj Mahal - Índia




O palácio de Agrabah, no filme Aladin, está localizado próximo ao rio Jordão. O design do palácio de Jasmine foi inspirado no Taj Mahal, em Agra, na Índia. Enquanto a heroína do longa acha que o palácio é um forma de prisão, a construção, na verdade, foi uma homenagem a uma das esposas de rei Shah Jahan.

Cinderela - Castelo de Neuschwanstein - Alemanha



Este é um dos pontos turísticos mais visitados e fotografados da Alemanha. A construção do castelo começou em 1869, no sul da Baviera, e algumas das torres atingem até 80 metros de altura. Em 1959, o próprio Walt Disney visitou o local e o usou como inspiração para o palácio representado do longa.

Oliver & Sua Turma - Nova York




A ruas e os prédios de Nova York aparecem em vários filmes da Disney, mas o primeiro e que mais chama atenção deles é Oliver & Sua Turma, de 1988. No longa, a cidade aparece em dezenas de cenas áereas. Times Square, Central Park, a Ponte do Brooklyn e outros locais característicos a cidade também fazem sua aparição no longa.

Carros - U-Drop Inn - Texas




A história deste longa tem como pano de fundo da famosa rota 66, uma das estradas mais conhecidas dos Estados Unidos. No filme, o personagem principal, Relanpago McQueen, para no Ramone’s House of Body Art, que foi insipirado no U-Drop Inn, localizado no Texas. O local original funciona como uma espécie de café e ponto de parada.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fernanda Cordeiro

Fernanda Cordeiro tem 823 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS