Artur Luiz Andrade   |   18/11/2016 12:49

EUA recebem 8% menos turistas; Brasil cai 25%

Sinal de alerta no Turismo americano. De janeiro a abril os visitantes estrangeiros caíram 2,2% em relação a 2015 e somente em abril a queda foi de 8,1% (seis milhões de turistas internacionais). Quase todos os mercados apresentaram queda no quarto mês do ano: 16%


broadway nova york
broadway nova york

Sinal de alerta no Turismo americano. De janeiro a abril os visitantes estrangeiros caíram 2,2% em relação a 2015 e somente em abril a queda foi de 8,1% (seis milhões de turistas internacionais). Quase todos os mercados apresentaram queda no quarto mês do ano: 16% para os canadenses, 4% para os vizinhos mexicanos, 11% para os britânicos, 4% para japoneses e 9% para os franceses. Ou seja, no Top 5 não sobrou ninguém com resultado positivo no envio de turistas aos Estados Unidos em abril.

No Top 10, a sexta colocação é da China, com crescimento de 15% em abril e 18% no ano. Depois vem a Alemanha, com queda de 15% no mês e 7% no ano. A oitava colocada, a Coreia do Sul, é outra exceção nos dez maiores mercados para os Estados Unidos: aumento de 3% no envio de turistas em abril e de 13% no ano.

Em nono lugar está o Brasil, com queda acentuada de 25% em abril e o mesmo decréscimo no acumulado do ano. Fechando o Top 10 vem a Austrália, com diminuição de 2% no mês e aumento de 2% de janeiro a abril.

Levando em consideração o acumulado do ano, México (4%) e Reino Unido (3%) também apresentam crescimento.

Os chamados turistas de longa distância somaram 2,9 milhões em abril (queda de 5%) e 10,8 milhões no ano (+2%). Os visitantes de longe respondem por 48% do total de visitas do país.

Segundo o Departamento de Comércio Americano, do total de visitantes estrangeiros, 78,6% fizeram viagens de lazer.

Nova York/JFK, Miami e Los Angeles recebem 42% do total. Dez dos 15 maiores portões de entrada nos Estados Unidos apresentaram queda na visitação de estrangeiros.

Tópicos relacionados