Savia Reis   |   18/07/2012 13:59

Atividades culturais marcarão o Ano Brasil Portugal

O ano de Portugal no Brasil e o Ano do Brasil em Portugal foram lançados na manhã de hoje, na capital paulista. O evento aconteceu no Entre o dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 212, e Dia Nacional de Portugal, 10 de junho de 2013, serão realizadas diversas atividades culturais e em

O Ano de Portugal no Brasil e o Ano do Brasil em Portugal foram lançados na manhã de hoje, na capital paulista. O evento aconteceu no Consulado Geral de Portugal. Entre o próximo Dia da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro, e o próximo Dia Nacional de Portugal, em 10 de junho de 2013, serão realizadas diversas atividades culturais e empresariais em ambos países.

“O Brasil precisa conhecer Portugal e não poderíamos deixar de fazer o lançamento em São Paulo, principalmente pela exposição, e por ter uma comunidade luso-brasileira expressiva. São Paulo é o centro financeiro da América Latina e possui um mercado sofisticado e produtos culturalmente ricos. Queremos mostrar aos brasileiros que Portugal é um destino interessante, de tradição, e ao mesmo tempo contemporâneo e inovador”, explica o cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço.

Na oportunidade, o comissário-geral do Ano de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa, fez uma apresentação sobre aquele país e um levantamento sobre as áreas em que o Ano Brasil Portugal vai atuar. São cinco: cultura, economia, tecnologia e inovação, desenvolvimento empresarial, ciência e esporte.

Portugal vai receber artistas brasileiros como Ney Matogrosso, Monobloco, Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Bibi Ferreira, Marília Pêra e Bárbara Paz. A cantora de fado Mariza e Roberta Sá farão a apresentação de abertura do Ano de Portugal no Brasil, na capital federal. “É o momento de levantar mais uma ponte entre dois países. É lá [Portugal] que está a nossa história. Aqui, está também o nosso futuro”, completa Costa.

Na mesa de solenidade, além de Lourenço e Costa, participaram o secretário adjunto de Relações Internacionais de São Paulo, Guilherme Motta, e o secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Araújo.

Representantes de diversas empresas que apoiam a iniciativa também estiveram presentes. Dentre elas, a Tap,representada pelo diretor da aérea para o Brasil e América do Sul, Mário Carvalho. “Os eventos já vão criar um tráfego adicional. A própria exposição de um Portugal moderno já vai melhorar o fluxo de turismo e de negócios. Por isso, estamos aliados para promover esse transporte. Hoje a nossa média anual de ocupação dos voos do Brasil para Portugal é de 82%”, concluiu Carvalho.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Savia Reis

Colaboração para o Portal PANROTAS

Savia Reis tem 4014 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!