Maria Izabel Reigada   |   12/12/2011 09:42

Brasil destaca-se entre BRICs em emissão de visitantes

O Brasil, ao lado dos outros países que formam os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China, sem considerar a África do Sul, que se juntou aos Brics neste ano), é destaque em matéria da edição deste mês da revista Hosteltur, uma das principais do trade turístico da Espanha.

O Brasil, ao lado dos outros países que formam os BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China, sem considerar a África do Sul, que se juntou aos BRICs neste ano), é destaque em matéria da edição deste mês da revista Hosteltur, uma das principais do trade turístico da Espanha. A reportagem se propõe a apresentar dez perguntas e respostas sobre os mercados emergentes em 2012, entre elas, quais são os mercados emergentes mais importantes para a Espanha. Brasil e Rússia aparecem como resposta. “O Brasil já se consolidou como terceiro mercado emissor do continente americano, atrás dos Estados Unidos e do Canadá”, diz o diretor da Organização Mundial do Turismo (OMT), Javier Blanco. Segundo a OMT, 2011 fechará com 450 mil turistas brasileiros em visita à Espanha. Da Rússia, a estimativa é que 800 mil visitantes tenham escolhido a Espanha como destino neste ano.

As perguntas incluem ainda a possibilidade de empregos nos mercados emergentes, resposta na qual o Brasil volta a ganhar protagonismo. Segundo a reportagem, a ABIH-RJ já teria demonstrado interesse em receber mão de obra qualificada internacionalmente e os ministérios do Trabalho da Espanha e do Brasil estariam elaborando um memorando de entendimento para flexibilizar a entrada de mão de obra espanhola no Brasil na área de turismo. A reportagem destaca ainda a importância do mercado chinês para a Espanha. Segundo a OMT, o número de chineses em viagens internacionais cresceu 30% nos primeiros oito meses deste ano, em comparação a igual período de 2010. O link para ler a reportagem é http://www.hosteltur.com/web/uploads/Mercados_emergentes__10_preguntas_y_respuestas_para_2012_y_mas_alla.pdf.

Tópicos relacionados