Claudio Schapochnik   |   24/05/2009 22:54

Campos do Jordão (SP) lembra França com fondues

O Grupo Cozinha da Montanha de Campos do Jordão, que reúne 24 restaurantes da cidade paulista, lançou a Temporada Gastronômica de Inverno 2009 neste final de semana. O tema deste ano é a França

CAMPOS DO JORDÃO (SP) - O Grupo Cozinha da Montanha de Campos do Jordão, que reúne 24 restaurantes da cidade paulista, lançou a Temporada Gastronômica de Inverno 2009 neste final de semana. O tema deste ano é a França – a escolha se deu por causa do Ano da França no Brasil –, e as iguarias que serão servidas no festival são fondue e pratos à base de chocolate. Cada chef das casas associadas vai preparar uma receita diferente em homenagem a personalidades francesas.

“Nosso objetivo também é fomentar o turismo gastronômico na cidade”, disse o presidente do Grupo Cozinha da Montanha de Campos do Jordão, Luis Fernando Peretti. O festival começa no dia 10 de junho e se estende até 15 de agosto. É a terceira temporada de inverno do grupo. “E também completamos três anos seguidos de parceria com o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, um fato muito marcante pois agrega valor ao nosso trabalho”, acrescentou Peretti.

O grupo é também responsável pela execução de outras quatro temporadas gastronômicas na cidade. Confira os períodos e os temas: verão (cerveja artesanal), outono (pinhão), primavera (truta) e Natal (frutas vermelhas). “Apostamos no turismo gastronômico como uma forma combater a sazonalidade e buscamos os ingredientes da montanha, valorizando a cidade e a região, como o pinhão, as frutas vermelhas, o shitake, o chocolate etc e criamos o slogan ´Aprecie na Montanha o que é da Montanha´”, disse Vera Duarte, dona do Hotel Frontenac e associada ao grupo. “Depois de anos, nosso trabalho foi reconhecido e faz parte do calendário oficial de Campos do Jordão e está no Circuito Mantiqueira”, emendou Vera.

E o reconhecimento ao grupo já ultrapassou a divisa do Estado de São Paulo. “Esse ano fomos convidados pelo Sebrae e pelas prefeituras de Lages e São Joaquim, em Santa Catarina, para falar das nossas temporadas”, comemorou Peretti.

Confira algumas receitas de fondues que serão apresentadas e os homenageados pelos restaurantes: Araucária – Fondue Amazonense, de tucupi com frutos do mar – homenagem ao chef francês Patrick Ferry, do hotel Sofitel São Paulo; Baden Baden –Fondue de chocolate com cerveja Baden Stout – homenagem a Maurice Ravel; Barito Gourmet – Fondue de chocolate e maças com churros – homenagem ao povo da França; Bia Kaffee – Fondue Campestre – homenagem ao Moulin Rouge; Charpentier – Fondue de Camembert e Especiarias – homenagem a Gustave Charpentier; Fondue Caramello – Fondue Café Conhaque – homenagem a Toulouse Lautrec; Eco Parque Pesca na Montanha – Fondue de Peru Picante ao Chocolate – homenagem a Claude Debussy; La Gália – Fondue de Carnes Exóticas a Obelix – em homenagem a Gérard Depardier; Le Capivari – Fondue de queijos, salmão defumado e shitake – homenagem ao chef Paul Bocuse; Lenz Gourmet – Fondue de Castanhas – homenagem a Lineia nos Jardins de Monet; Matterhorn – Fondue de Mascarpone ao Bleu, Blanc, Rouge de Brigadeiros – homenagem à Edith Piaf; Mercearia Campos – Fondue de Champignons – homenagem à primeira dama francesa Carla Bruni; Safári – Fondue de Finas Ervas – homenagem à Brigitte Bardot; Serra da Estrela – Fondue Chinoise de Avestruz – homenagem ao chef Laurent; e Vila Chã – Fondue de Manteiga Clarificada – homenagem a August Escoffie.

Para saber os endereços de cada um dos 24 restaurantes e o prato ou fondue que será servido, acesse www.cozinhadamontanha.com.br.

Leia mais sobre outras novidades de Campos do Jordão (SP)


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite do Grupo Cozinha da Montanha de Campos do Jordão

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS