Movida

Claudio Schapochnik   |   31/07/2009 10:11

Iphan entrega igreja restaurada em Penedo (AL)

A direção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entrega neste domingo (dia 2) à cidade de Penedo, em Alagoas, o altar-mor da Igreja do Convento Franciscano de Nossa Senhora dos Anjos totalmente restaurado

A direção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entrega neste domingo (dia 2) à cidade de Penedo, em Alagoas, o altar-mor da Igreja do Convento Franciscano de Nossa Senhora dos Anjos totalmente restaurado. A obra será inaugurada com a celebração de uma missa solene, também no domingo, às 9h, dia dedicado à Nossa Senhora dos Anjos – padroeira do convento. A presidente substituta do Iphan, Maria Emília Santos, estará presente na entrega da obra. O restauro integra o Programa Monumenta – iniciativa do Ministério da Cultura, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Foram sete meses de trabalho que devolveu à igreja os traços originais da construção do século 18. O convento e a igreja são da época colonial portuguesa e o altar-mor tem características do barroco. O trabalho de restauração custou R$ 343 mil por parte do Iphan.

Além do altar-mor da Igreja Nossa Senhora dos Anjos, o Iphan e o Programa Monumenta restauram na cidade de Penedo diversos monumentos tombados, além de imóveis públicos e privados. As obras na Casa da Aposentadoria e no Mercado Público da cidade estão em andamento, assim como a segunda fase da restauração da Igreja de Nossa Senhora da Corrente. Já a intervenção na Igreja de São Gonçalo Garcia está concluída. Todas foram feitas com recursos do Monumenta. A reurbanização da orla da cidade às margens do rio São Francisco também será feita com verba do Programa. Além disso, cerca de 30 imóveis privados estão sendo atendidos pelo programa de financiamento.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias