Antonio R. Rocha   |   13/12/2010 11:06

Iphan tomba Centro Histórico de Natal (RN)

O Centro Histórico de Natal acaba de ser decretado, oficialmente, Patrimônio Cultural do Brasil.

NATAL - O Centro Histórico de Natal acaba de ser decretado, oficialmente, Patrimônio Cultural do Brasil. A proposta de tombamento foi apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e aprovada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

Segundo o Iphan, grande parte da história social, econômica, política e urbana de Natal pode ser contada a partir do centro histórico, que mescla uma malha urbana colonial com um conjunto arquitetônico eclético.

Apesar das intervenções contemporâneas ao longo dos anos, a área que deu início à cidade ainda conserva conjuntos de edifícios e bairros com suficiente representatividade histórica, justificando sua preservação como patrimônio cultural brasileiro.

Um dos aspectos mais determinantes é a preservação do traçado das ruas do Centro Histórico, que ao longo das décadas não foi alterado. Com o tombamento, o Centro Histórico de Natal, que possuiu cerca de 500 imóveis, será resguardado pela fiscalização do Ministério da Cultura.

O conselho que avalia os processos de tombamento e registro, presidido pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia.

Ao todo, são 22 conselheiros de instituições como Ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira, Ministério da Educação, Sociedade Brasileira de Antropologia e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entre outras.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Antonio R. Rocha

Antonio R. Rocha tem 1998 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS