Movida

Antonio R. Rocha   |   13/12/2010 11:06

Iphan tomba Centro Histórico de Natal (RN)

O Centro Histórico de Natal acaba de ser decretado, oficialmente, Patrimônio Cultural do Brasil.

NATAL - O Centro Histórico de Natal acaba de ser decretado, oficialmente, Patrimônio Cultural do Brasil. A proposta de tombamento foi apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e aprovada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

Segundo o Iphan, grande parte da história social, econômica, política e urbana de Natal pode ser contada a partir do centro histórico, que mescla uma malha urbana colonial com um conjunto arquitetônico eclético.

Apesar das intervenções contemporâneas ao longo dos anos, a área que deu início à cidade ainda conserva conjuntos de edifícios e bairros com suficiente representatividade histórica, justificando sua preservação como patrimônio cultural brasileiro.

Um dos aspectos mais determinantes é a preservação do traçado das ruas do Centro Histórico, que ao longo das décadas não foi alterado. Com o tombamento, o Centro Histórico de Natal, que possuiu cerca de 500 imóveis, será resguardado pela fiscalização do Ministério da Cultura.

O conselho que avalia os processos de tombamento e registro, presidido pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia.

Ao todo, são 22 conselheiros de instituições como Ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira, Ministério da Educação, Sociedade Brasileira de Antropologia e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entre outras.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias