Fabíola Bemfeito   |   21/11/2011 22:49

Livro digital debate São Paulo e as cidades criativas

O presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho, e o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, estiveram agora à noite em um painel que debateu as economias criativas como caminhos para os grandes centros urbanos como São Paulo. O evento aconteceu por ocasião do lançamento, da versão em portuguê

O presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho, e o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, estiveram agora à noite em um painel que debateu as economias criativas como caminhos para grandes centros urbanos como São Paulo. O evento aconteceu no Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista, por ocasião do lançamento, da versão em português, do livro digital Cidades Criativas - Perspectivas, organizado pela brasileira Ana Carla Fonseca Reis e o norte-americano Peter Kageyama, com o apoio de São Paulo Turismo, Santander, Sebrae e Repense.

O painel teve ainda a presença do secretário Estadual de Cultura de São Paulo, Andrea Matarazzo, que participou somente do início do evento em função de agenda; de Bruno Caetano, do Sebrae-SP; Sandro Marques, do Santander; e Otávio Dias, da Repense, agência que criou a identidade visual do livro. A autora Ana Carla Fonseca mediou o encontro.

Para Andrea Matarazzo, a economia criativa é a grande saída para centros com grandes desigualdades sociais como São Paulo e a solução para a população de áreas menos favorecidas, que ainda precisa se deslocar para o centro para trabalhar. “A economia criativa é a grande oportunidade de emprego com qualidade de vida no século 21”, afirmou. Por conta disso, lembrou que o governo do Estado já conta com uma Coordenadoria de Economias Criativas.

Sandro Marques, gerente executivo de Desenvolvimento Sustentável do Santander, ressaltou que a instituição trabalha com visão de que a sociedade está passando por uma transformação profunda. Segundo ele, a solução para dilemas ambientais e sociais passa necessariamente pelas economias criativas. "Por isso, é fundamental promover o empreendedorismo criativo e o microcrédito. E nisso o Santander é lider", afirmou.

Luiz Barretto, presidente do Sebrae, que patrocina o livro, mostrou conhecimento de ações relacionadas a economias criativas em diversos Estados brasileiros além de São Paulo, entre eles Rio de Janeiro e Minas Gerais. “É fundamental repensar o planeta, a questão da sustentabilidade. Considero-me um aprendiz no tema, já que este é um assunto novo. Porém, estamos muito atentos a questões mais recentes, que preocupam a sociedades e os jovens nos dias de hoje", destacou. "Apesar de estar prestes a ser uma entidade quarentona, já que em breve o Sebrae completa 40 anos, queremos trabalhar e ajudar a pensar a economia criativa”, afirmou Barretto, que já foi ministro do Turismo e conhece bastante o setor.

Último a falar antes das perguntas, e segundo Ana Carla Fonseca, um dos grandes responsáveis para que a edição em português do livro se tornasse realidade, (“é difícil não se empolgar ao vê-lo falar sobre este assunto”, disse a autora), Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo e entusiasta do tema economias criativas, atentou a plateia para os muitos desdobramentos e oportunidades a partir do que os painelistas falaram.

"Uma de nossas prioridades na atualidade é ajudar a pensar São Paulo e reposicioná-la como uma cidade criativa. São Paulo é uma cidade muito conservadora, mas muito criativa, graças às pessoas e aos seus talentos. Temos de entender que quem não for criativo não será competitivo. E quem não é competitivo hoje, dança. A criatividade é o que faz a diferença, o resto é commodity, todo mundo tem”, afirmou.

A publicação Cidades Criativas - Perspectivas, a primeira sobre o tema no Brasil, reúne trabalhos de 18 especialistas em economia e cidades criativas de 13 países e mostra, por meio de 16 capítulos, o que cidades como Lisboa (Portugal), Nantes (França), Medelin (Colômbia), Turim (Itália), Guaramiranga e São Paulo (Brasil), para citar algumas, têm em comum. Distribuído aos convidados do evento, e com tiragem impressa limitada, o livro será disponibilizado em formato digital. Para acessar a edição, clique AQUI.


*Fonte: Fotos: Caio Pimenta (SP Turis)

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fabíola Bemfeito

Fabíola Bemfeito tem 4490 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS