Fátima Gatoeiro   |   24/06/2009 13:39

Médicos dividem opiniões sobre adiamento de viagens

Três infectologistas dividem opinião quanto à decisão do Ministério da Saúde em sugerir adiamento de viagens pela América do Sul.

Em nota publicada hoje no caderno Vida & do jornal O Estado de S.Paulo, três infectologistas comentam a iniciatia do Ministério da Saúde em recomendar adiamento das viagens pela América do Sul - especialmente Argentina e Chile - por conta da gripe A H1N1.

Para o diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, David Uip, a decisão foi acertada. Na opinião do médico, as práticas preventivas, como "usar lenço ao espirrar e lavar as mãos com frequência, tem alcance limitado. Por isso é preciso pensar muito bem se vale a pena viajar e para onde".

A opinião é compartilhada pelo infectologista Guido Levy, que entende a iniciativa como "conselho e não determinação". Já outro infectologista, Jorge Amarante, julga as medidas "desnecessárias e desproporcionais diante da baixa taxa de mortalidade". Ainda de acordo com Amarante, "a medida justificava-se apenas no estágio inicial, quando o comportamento da doença ainda não era conhecido".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fátima Gatoeiro

Colaboração para o Portal PANROTAS

Fátima Gatoeiro tem 1922 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!