Claudio Schapochnik   |   21/01/2013 09:05

Museu da Cachaça é inaugurado em Salinas (MG)

A cidade mineira de Salinas, onde são produzidos 5 milhões de litros de cachaça e tem mais de 50 rótulos comercializadas, ganhou o Museu da Cachaça de Salinas

A cidade mineira de Salinas, onde são produzidos 5 milhões de litros de cachaça e tem mais de 50 rótulos comercializadas, ganhou o Museu da Cachaça de Salinas. O espaço ocupa uma área de 13 mil metros quadrados e custou R$ 4 milhões.

Há cerca de 1.700 rótulos no museu, projetado pela parceria da Secretaria de Cultura de Minas Gerais com a Prefeitura Municipal de Salinas e a Universidade Federal de Minas Gerais. Além de poder conhecer os mais diferentes tipos de cachaça, os visitantes podem usufruir de cursos e ações educativas sobre todas as etapas da produção, desde o plantio da cana até a distribuição e o consumo responsável.

O espaço, projetado pela arquiteta Jô Vasconcelos, possui salas para reuniões, uma cozinha gourmet e a Sala de Aromas, onde podem ser observadas as etapas da produção da cachaça. O museu também apresenta exposições com temas como a história da cachaça, plantação, colheita, sociedade do açúcar, engenhos antigos e atuais, além de degustações.

O Museu da Cachaça de Salinas fica na avenida Antônio Carlos, 1.250, tel. (38) 3841-4778. Funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 19h, e a entrada é gratuita.

Tópicos relacionados