Biaphra Galeno   |   14/05/2012 22:35

Número de brasileiros no Canadá cresce 9,6% em 2011

De acordo com dados da Comissão de Turismo do Canadá (CTC), o país recebeu 15.975.674 de turistas em 2011, número que representa uma queda de 0,8 em relação ao ano anterior. Tal desempenho reflete o momento de crise pelo qual passam os Estados Unidos, maior mercado do Canadá, e a Europa.

EDMONTON (CANADÁ) - De acordo com dados da Comissão de Turismo do Canadá (CTC), o país recebeu 15.975.674 de turistas em 2011, número que representa uma queda de 0,8 em relação ao ano anterior. Tal desempenho reflete o momento de crise pelo qual passam os Estados Unidos, maior mercado do Canadá, e a Europa.

Por outro lado, mercados emergentes, entre os quais o Brasil e China, têm ido de encontro a esta realidade. No acumulado do ano, o crescimento brasileiro chegou a 9,6%, com 87.904 turistas. Na China, a taxa foi de 25%, em uma somatória de mais de 241 mil.

TURISTA DE QUALIDADE
“O que vemos no Brasil é um mercado com muito potencial”, disse o presidente da Diretoria e do Comitê Executivo da CTC, Steve Allan. E não é para menos. Apesar de o número de visitantes ser baixo, se comparado a outros países – só os Estados Unidos enviam cerca de 10 milhões por ano –, os brasileiros, assim como em outros países, lideram a média de gastos por viagem: US$ 18 mil, em 21 dias. Em segundo lugar, estão os australianos e, em terceiro, os chineses. “Os brasileiros são ótimos compradores”, brincou o executivo.

A CTC, que realiza o Rendez-vous Canada, maior feira de turismo do Canadá, tem representações em 11 países, tidos por eles como prioritários, que são: Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Japão, México, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos. Do Brics, estão presentes apenas três membros (Brasil, Índia e China). “Recebemos um número interessante de russos, porém, de acordo com nossos estudos, a demanda é inferior à dos mercados onde temos representantes”, explica Allan. O mesmo acontece com a África do Sul. No Brasil, a representante do CTC é Sheila Nassar.

OPERADORAS
O número de operadoras de turismo brasileiras que trabalham com o mercado canadense simplesmente quadruplicou em três anos. “Em 2009, trabalhávamos com 20 empresas. Este número, atualmente, está em 80. É muito bom saber que o interesse do brasileiro em nosso país tenha crescido tanto”, comemora Allan. Para estreitar a relação com as operadoras parceiras, a CTC promove treinamentos on-line e workshops.

O presidente da Diretoria e do Comitê Executivo da CTC afirma que já viajou algumas vezes para o Brasil “para saber o que está acontecendo” no mercado. “Viajar para lá é uma forma de investimento.”

Fotos: Biaphra Galeno


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da Comissão de Turismo do Canadá

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Biaphra Galeno

Biaphra Galeno tem 2461 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS