Savia Reis   |   04/02/2011 22:06

Para Colômbia, segurança é hoje uma qualidade do país

O crescimento no número de turistas estrangeiros na Colômbia nunca foi tão representativo. Em 2010, cerca de 1.474.884 visitantes estiveram no país, o que significa um aumento de 8,6% em relação a 2009.

BOGOTÁ - O crescimento no número de turistas estrangeiros na Colômbia nunca foi tão representativo. Em 2010, cerca de 1.474.884 visitantes estiveram no país, o que significa um aumento de 8,6% em relação a 2009. A presença dos brasileiros representou no ano passado 39% de crescimento – cerca de 60 mil viajantes.

Para ratificar os números, a Tam lançou, em dezembro do ano passado a rota, sem escalas, Guarulhos-Bogotá-São Paulo. O percurso é operado diariamente com o A-320.

“Esses números são resultados de campanhas que vimos promovendo ao longo dos anos. O ex-presidente Alvaro Uribe também contribuiu para isso. Ele converteu o turismo em uma política. Antes, não havia um departamento só de Turismo”, explicou a gerente de Turismo de Férias da Proexport Colômbia, Zully Salazar Fuentes.

O principal obstáculo da presença de turistas antes de o país ser comandado por Uribe era, segundo ela, a falta segurança. Dada a sua política contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Farcs, o ex-presidente teve um grande índice de aprovação dos colombianos, e, consequentemente, viu o crescimento do turismo.

Segundo Zully, não havia oferta de Bogotá como destino turístico. Executivos viajavam até a capital da Colômbia, mas não dormiam nem uma noite por insegurança. Para combater o medo das pessoas em visitarem o país, uma das ações de sucesso foi El riesgo es que te quiera quedar (em português, "O perigo é você querer ficar"). Uma campanha curiosa pelo fato de focar na principal deficiência da Colômbia.

“É uma promoção atrevida, mas tínhamos de trazer turistas para conhecer a nossa história, a cultura e a arte dos colombianos. A ideia é que a pessoa venha e replique para outras. E deu resultado”, completa a gerente da Proexport.

O slogan, Colômbia es pasion (em português, "Colômbia é paixão"), também está obtendo sucesso. “Não é gratuito, é um trabalho muito forte, de governo, ministro e profissionais do turismo. E a Proexport é um ponto importante de relação”, explicou o gerente da Tam na Colômbia, Wilson Costa.

A principal oferta é a costa do Caribe e os destinos mais procurados são os municípios de Cartagena, Santa Marta e San Andrés. “Penso que é necessário explorar outros segmentos para os brasileiros porque temos muitas praias bonitas no nosso País”, sugeriu Costa, que é brasileiro e "vive na terra de Shakira e Uribe (e não de Juan Pablo Escobar, principal personagem dos cartéis) há nove anos".


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da Tam, Proexport Colômbia e Hotel Sofitel

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Savia Reis

Colaboração para o Portal PANROTAS

Savia Reis tem 4014 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!