Maria Izabel Reigada   |   20/01/2014 11:47

Parque do Rio é o mais visitado do País em 2013

Menor parque nacional do Brasil, o Parque da Tijuca, no Rio de Janeiro, foi visitado por 2,9 milhões de pessoas no ano passado, quebrando seu recorde de visitação pelo terceiro ano consecutivo.

Menor parque nacional do Brasil, o Parque da Tijuca, no Rio de Janeiro, foi visitado por 2,9 milhões de pessoas no ano passado, quebrando seu recorde de visitação pelo terceiro ano consecutivo. Embora seja o menor parque nacional brasileiro, com apenas quatro mil hectares, o Parque da Tijuca é o mais visitado do País, por abrigar, principalmente, a estátua do Cristo Redentor, no morro do Corcovado.

Segundo o chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Viveiros de Castro, "o recorde de visitação é importante pelo fato de termos cada vez mais gente visitando e aprendendo a valorizar nossos parques, mas nos preocupamos também com a qualidade desta visita. É preciso respeitar a capacidade de suporte do Corcovado e das cachoeiras e dar maior conforto e qualidade para a visita".

Nos últimos seis anos, a visitação do Corcovado triplicou. Parte do crescimento se deve também ao maior controle da visitação do parque. Foram instaladas novas guaritas para controlar áreas como a Vista Chinesa, que registrou 160 mil ciclistas e pedestres, frequentadores do local para práticas de exercício, apreciação da paisagem e uso das cachoeiras.

Tópicos relacionados