Gabriel Guirão   |   23/07/2009 12:25

Uruguai quer 500 mil brasileiros e devolverá taxas

O Ministério de Turismo, Câmara e operadores receptivos do Uruguai promoveram hoje, em São Paulo, um seminário seguido de workshop para apresentar os roteiros de 2009-2010 do destino. Destino quer 500 mil brasileiros em 2009 e devolverá taxas para estrangeiros.

O Ministério de Turismo, a Câmara de Turismo e operadores receptivos do Uruguai promoveram hoje, em São Paulo, um seminário seguido de workshop, para apresentar os roteiros de 2009-2010 do destino. Estiveram presentes 190 profissionais, sendo 160 brasileiros, 26 empresas uruguaias e quatro autoridades. “Estamos no Brasil para fortalecer nossa imagem e mostrar que o Uruguai não é apenas Montevidéu. Temos muito mais destinos para oferecer aos brasileiros”, disse o diretor da Câmara de Turismo, Alberico Saldivia, que também representa a Carlson Wagonlit na capital do país.

Uma grande aposta para atrair mais turistas começa nesta segunda-feira (dia 27). O assessor do MTur uruguaio, Benjamín Liberoff, explicou que a partir desta data as taxas cobradas na compra de produtos serão devolvidas, no mesmo modelo europeu e norte-americano.

De acordo com a secretária técnica do Ministério do Turismo, Mariella Volppe, o número de turistas no ano passado cresceu aproximadamente 20% em relação a 2007. “O Brasil não tem um teto para número de turistas que podemos receber. Em 2008, recebemos 300 mil brasileiros graças a nossa promoção e aos voos da Pluna, Tam e Gol”, revelou a dirigente. No total, o país recebeu cerca de dois milhões de turistas – 91% entre brasileiros (14%) e argentinos (77%) e 9% de outras localidades – no ano passado, sendo que 250 mil entraram por meio de cruzeiros. Os brasileiros que mais viajam para o Uruguai são os gaúchos, seguidos dos paulistas e curitibanos.

Além disso, Benjamín Liberoff disse que o país está investindo intensamente em melhorias para a infraestrutura de diversas regiões. “Estamos finalizando as obras de um novo terminal para o Aeroporto Internacional de Carrasco [em Montevidéu], vamos inaugurar, em setembro, um novo terminal para o Porto de Colônia Del Sacramento, e está prevista também um centro de convenções”, pontuou.

O próximo evento para incentivar o fluxo de brasileiros, já que a meta para este ano é receber 500 mil, será em Porto Alegre, em setembro. “Vamos participar este ano também da Feira das Américas e do Festival de Turismo de Gramado para fortalecer ainda mais nossa imagem”, complementou Mariella Volppe. Ao térmiono do evento, foram sorteadas passagens aéreas, hospedagens e cursos de espanhol.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Gabriel Guirão

Gabriel Guirão tem 2813 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS