Savia Reis   |   03/12/2013 12:54

Vitória tem maior evolução em competitividade turística

O Ministério do Turismo premiou ontem (dia 2) as cidades brasileiras que mais evoluíram em competitividade, de acordo com a 5ª edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional – ferramenta desenvolvida pelo Mtur, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas. A avaliação é realizada desde 2008 e tem como

O Ministério do Turismo premiou ontem (dia 2) as cidades brasileiras que mais evoluíram em competitividade, de acordo com a 5ª edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional – ferramenta desenvolvida pelo MTur, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas. A avaliação é realizada desde 2008 e tem como objetivo “elevar o turismo à condição de atividade econômica essencial ao desenvolvimento do País”.

São monitorados 65 destinos considerados indutores pelo MTur. Destes, 18 foram os premiados: Vitória, Porto Velho, Florianópolis, Campo Grande, Goiânia, Rio Branco, Maceió, Cuiabá, Aracaju, Porto Alegre, Corumbá (MS), Lençóis (BA), Mata de São João (BA), Ilhabela (SP), Pirenópolis (GO), Cáceres (MT), Tiradentes (MG) e Ipojuca (PE). Cada município ficou em destaque em pelo menos uma das 13 categorias: infraestrutura geral, qualidade de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e a promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.

Numa escala de 0 a 100, a capital que obteve maior evolução foi Vitória de 66,7 para 73,9. Como base de comparação, as cidades que mostraram os melhores índices foram São Paulo (80,3), Porto Alegre (79,8) e Rio de Janeiro (78,7). Entre as não capitais, a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, foi a que mais se desenvolveu, passando de 48,6 para 57,7 nos últimos dois anos.

De uma maneira geral, o País apresentou maior evolução nas categorias equipamentos turísticos (que passou de 52 para 56,8), economia local (60,8 para 63,6) e capacidade empresarial (59,3 para 61,2), considerando dados de 2011 e 2013 respectivamente. “O índice nos permite avaliar o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada município ou destino, entender onde as políticas de incentivo funcionaram e onde elas precisam ser repensadas. Serve para orientar a gestão pública tanto em nível local como federal”, explicou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Confira a evolução das cidades premiadas, clicando aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Savia Reis

Savia Reis tem 4014 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS