Karina Cedeño   |   20/02/2015 19:17

Carnaval rende R$ 1 bilhão à economia de Pernambuco

Pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur) entre os dias 9 e 17 deste mês revelou um aumento de 15% no número de visitantes no Estado durante o carnaval, em relação ao mesmo período

Pesquisa realizada entre os dias 9 e 17 deste mês pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, revelou aumento de 15% no número de visitantes no Estado durante o carnaval na comparação com o mesmo período do ano passado. O estudo foi feito no Recife e Região Metropolitana, Bezerros, Nazaré da Mata, Triunfo e Garanhuns, e também aponta que mais de 1,5 milhão de visitantes contribuíram para injetar mais de R$ 1 bi na economia pernambucana.

Estimativas feitas pelo Ministério do Turismo mostram que mais de 905 mil turistas (os que pernoitam no Estado) estiveram presentes na folia, e dentre os que desembarcaram no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Recife – Gilberto Freyre, 91% eram brasileiros e 9%, estrangeiros - 63 voos extras foram contabilizados no período carnavalesco, oriundos principalmente de São Paulo, Campinas, Porto Alegre e Brasília.

São Paulo continua sendo o principal emissor de turistas nacionais (21%), seguido do Rio de Janeiro (11%), Bahia (7%) e Minas Gerais (5%). Entre os estrangeiros, os principais mercados foram Alemanha (12%), Argentina (11%), França (11%) Itália (10%) e Estados Unidos (10%).

A ocupação hoteleira cresceu cinco pontos percentuais, ficando em 92%. “Este ano, tivemos o acréscimo de cerca de quatro mil leitos em Pernambuco, ainda assim, a ocupação hoteleira aumentou. Esse crescimento demonstra a força do Carnaval do Estado”, destaca o secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras.
A metodologia utilizada na pesquisa realizada pela Empetur é aceita pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e leva em consideração os dados coletados em diversas sondagens para projetar números globais.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias