Antonio R. Rocha   |   02/09/2015 09:13

Setor de eventos internacionais se reúne em Natal

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou na noite desta terça-feira (1) da abertura do 4º Encontro Latino-Americano da Associação Internacional dos Congressos e Convenções (Icca). O evento foi realizado na Arena das Dunas, em Natal.

NATAL - O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou na noite desta terça-feira (1) da abertura do 4º Encontro Latino-Americano da Associação Internacional dos Congressos e Convenções (Icca). O evento foi realizado na Arena das Dunas, em Natal.

Apesar de ser líder na América Latina no ranking de países que mais sediam evento, é a primeira vez que o Brasil recebe o encontro da Icca. Na pauta principal, a definição de estratégias para fortalecer o segmento de turismo de negócios.

Alves voltou a destacar a experiência e o ganho do país com os megaeventos realizados nos últimos três anos, como a Rio+20, Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações e Copa do Mundo. Agora, aposta todas as fichas no sucesso das Olimpíadas e quer que o Nordeste tire proveito do megaevento.

A abertura do Encontro da Icca contou com a presença, entre outros, do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz; do presidente do Natal Convention & Visitors Bureau, Max Fonseca; e do secretário de Turismo de Natal, Fred Queiroz.

A Icca tem 850 membros associados em 85 países. Anualmente a entidade divulga um ranking dos países que mais realizaram eventos internacionais, de acordo com critérios próprios (eventos itinerantes, com periodicidade fixa, realizados pelo menos três vezes e com o mínimo de 50 participantes).

Historicamente o Brasil figura entre os dez países que mais realizam congressos e convenções no mundo. É o único país da América Latina nessa lista. O ranking tem EUA, Alemanha e Espanha como líderes na captação e realização de eventos .

Tópicos relacionados