Henrique Santiago | 14/01/2016 15:45
Trade reage à saída da CVC com estande em feiras; leia
Portal PANROTAS conversou com promotores de feiras para saber: a saída da operadora prejudica o setor neste ano que mal iniciou?
Com a CVC fora de qualquer evento com estande, nem mesmo na Vila Braztoa na WTM Latin America e Abav Expo, como anunciado na quinta-feira passada (7), os empresários precisam correr contra o tempo para encontrar novos parceiros. O Portal PANROTAS conversou com promotores de feiras para saber: a saída da operadora prejudica o setor neste ano que mal iniciou?
A notícia, de fato, surpreendeu uma boa parcela dos profissionais. O presidente da Avirrp, Evandro de Oliveira, tinha a CVC, ao lado da Visual Turismo, como patrocinadoras da feira desde a primeira edição. A menos de oito meses da 20ª feira, o dirigente ainda não sabe mensurar o impacto no momento. “Ano passado já não contamos com a Flytour, mas a CVC participava também com capacitações e eventos sociais”, resumiu.
O atual presidente da Aviesp, Fernando Santos, empossado oficialmente ontem (13), não se surpreendeu com a resposta. Segundo ele, a CVC contatou a entidade em dezembro passado para cancelar o estande da próxima edição da feira, em Campinas (SP). “Entendemos e respeitamos a decisão. Seria uma oportunidade para se comunicarem com agências multimarcas”, lamentou.
A reação do organizador da BNT Mercosul, Geninho Góes, é de surpresa. Embora veja oportunidade de operadoras regionais participarem do evento, a ausência da CVC será sentida. “Espero que não se transforme em um ‘efeito cascata’, em que empresas seguirão a mesma onda”, declarou.
Na mesma linha de pensamento de Góes, a diretora da Promove Eventos, Cláudia Miranda, que realiza o Centro-Oeste Tur e o Minas Tur, teme o pior. “Outras operadoras podem seguir o mesmo caminho e, assim, prejudicar as feiras regionais.”
Pela primeira vez na história, ambos os eventos foram adiados e só deverão acontecer em 2017 nas cidades de Brasília, Goiânia e Belo Horizonte.
Em resposta, os empresários precisam encontrar novos parceiros para preencher esta grande lacuna. Sem o estande da operadora, o organizador do Festival de Turismo de Gramado, Eduardo Zorzanello, precisa encontrar soluções imediatas. “É uma notícia que impacta qualquer organizador de evento”, destacou ele.
Ao colocar a CVC entre os dez principais clientes do Festival de Turismo de João Pessoa, o diretor comercial do evento, Claudio Jr., exalta a presença da empresa em momentos de perda. Mas seu pensamento reflete, provavelmente, o que os organizadores de eventos locais sentem. “Se eles saem, o nosso comercial irá trabalhar para trazer dois ou três do mesmo porte.”
À frente da Abav Nacional desde o início deste ano, Edmar Bull irá se reunir com Guilherme Paulus, fundador da CVC e seu vice-presidente na associação, para discutir os detalhes da decisão da empresa.
Procurado pela reportagem, o diretor da WTM Latin America, Lawrence Reinisch, não respondeu até a publicação desta matéria.