Movida

Maria Izabel Reigada   |   25/04/2014 11:41

Começa em Bonito (MS) evento mundial de ecoturismo

De hoje até dia 30, Bonito (MS) recebe a oitava edição da Conferência Mundial de Ecoturismo e Turismo Sustentável (ESTC, da sigla em inglês).

De hoje até dia 30, Bonito (MS) recebe a oitava edição da Conferência Mundial de Ecoturismo e Turismo Sustentável (ESTC, da sigla em inglês). Mais importante no gênero, o evento que debate um dos segmentos que mais cresce no turismo, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), leva para a cidade cerca de 600 profissionais de 50 países. A partir desta edição, o evento também passa a ter a chancela da International Congress & Convention Association (Icca), entidade que elabora o ranking de destinos líderes em atração e realização de eventos.

O ESTC conta com o apoio do Ministério do Turismo, por meio da Embratur. "Foram diversas etapas durante o processo para a conquista do evento, que contaram com apoio permanente da Embratur, começando pela apresentação da cidade como sede, passando pela visita técnica ao destino e por fim, a participação do Brasil na Conferência em setembro de 2013, em Nairobi, capital queniana", contou o presidente em exercício da Embratur, Vicente Neto. Bonito disputou com outros oito destinos a realização do evento, tendo concorrido, na final, com a capital do Equador, Quito.

A Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) também participa do evento, por meio de seu presidente, Douglas Simões. Ele levará a debate o tema de utilização dos parques e reservas naturais para exploração turística. “Os pontos principais a serem melhorados são infraestrutura para visitação e monitoramento. Já existem inúmeros estudos da Abeta e do Instituto Semeia de modelos de gestão e concessão de parques. O que é necessário agora é que os parques tenham um orçamento mínimo para conseguirem existir enquanto parques e atender uma de suas principais vocações, que é o uso público” afirma o presidente da Abeta.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias