Fabíola Bemfeito   |   30/05/2012 17:40

Cúpula do turismo na Rio+20 será em 16 de junho

SÃO LUÍS (MA) – Será no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, em 16 de junho, a partir das 11h, a reunião de cúpula, que será liderada pelo Skal, para a criação de um documento, uma espécie de “relatório verde” do setor de viagens e turismo, que será apresentado à ONU como parte dos trabalhos da R

SÃO LUÍS (MA) – Será no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, em 16 de junho, a partir das 11h, a reunião de cúpula que será liderada pelo Skal para a criação de um documento, uma espécie de “relatório verde” do setor de viagens e turismo, que será apresentado à ONU como parte dos trabalhos da Rio+20.

O conteúdo trará ações e compromissos do setor de viagens e turismo com o desenvolvimento sustentável. “Teremos uma espécie de Cúpula Mundial de Economia Criativa e Turismo Verde. E o Skal, que é uma entidade presente em todo o mundo e tem trabalhos sociais e sustentáveis conhecidos, irá liderar a questão relativa ao setor de viagens e turismo”, explicou Sheila Pimentel, do Instituto Humanitare, organismo criado para aproximar a sociedade civil das Nações Unidas, com quem ela trabalha desde 2000.

"O turismo é um dos caminhos para o mundo, a economia criativa está aqui. O setor de vocês é uma das formas mais eficientes de socializar, criar oportunidades e melhorar a vida de todos", continuou Sheila, levantando qualidades já comumente nominadas pelo trade a respeito da atividade turística.

“A Cúpula do Skal, de viagens e turismo sustentável, será transmitida em ´streaming´, isto é, via internet, para até um milhão de pessoas interessadas no tema em todo o planeta”, contou Sheila, que participou há pouco da reunião do Skal que acontece durante o Congresso Nacional do clube, em São Luís, para esclarecer os participantes sobre o evento no Rio de Janeiro. A atividade será parte da programação “Rio+20 e você”, agenda oficial relacionada às ONGs e à ONU que acontecerá na conferência.

“Sempre falamos do turismo como a indústria limpa, sem chaminés, mas precisamos de fato torná-la uma indústria limpa”, destacou Ana Carolina. “A responsabilidade do setor é muito grande. Nós empregamos, usamos muita água, energia. Para que o turista se desloque, gasta-se combustível, por exemplo. Para construir um hotel, várias indústrias são envolvidas. E precisamos nos comprometer para um mundo melhor para nossos filhos e um setor melhor para nós e todos os beneficiados”, continuou.

Ana Carolina ressaltou que o documento final será elaborado com a participação de outras lideranças e entidades de classe do setor turístico, como Abav e FBHA, por exemplo. “Também envolveremos os Skal internacionais”, disse. Além disso, o trade pode ir até lá no evento do Rio de Janeiro – a presidente já convocou a diretoria e presidentes – ou participar on-line por meio de enquete da ONU disponibilizada para votação na internet pelo Skal e que aborda os “17 Goals do Desenvolvimento Sustentável”.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite do Skal Internacional do Brasil com assistência GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fabíola Bemfeito

Fabíola Bemfeito tem 4490 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS