Biaphra Galeno   |   23/11/2012 12:24

Diretor dá dicas sobre “agência de viagens moderna”

Parte da 24ª edição do Festival de Turismo de Gramado, diversos painéis ofereceram a oportunidade para que agentes de viagens conhecessem cases de sucesso no trade, tendências de mercado e possibilidades de atuação.

GRAMADO – Parte da 24ª edição do Festival de Turismo de Gramado, diversos painéis ofereceram a oportunidade para que agentes de viagens conhecessem cases de sucesso no trade, tendências de mercado e possibilidades de atuação.

Um deles contou com dicas do diretor-presidente da Redetur, Juarez Quinhones Barrozo, que apresentou “Impacto das novas tecnologias sobre a indústria turística – A visão do agente de viagens”. Ele falou sobre canais de comunicação, para facilitar o acesso dos clientes aos produtos. “Antigamente, os maiores gastos de uma agência era com comunicação. Hoje, se o profissional souber utilizar a ferramenta certa, pode falar com o mundo gratuitamente”, disse ele sobre e-mail, Skype e as redes sociais Facebook, Orkut, Twitter.

No final da apresentação, o executivo apresentou dez dicas “essenciais” para uma agência de viagens moderna. São elas:

1: A internet é aliada, não inimiga. “Temos de usar todas as ferramentas a nosso favor.”

2: Invista em boas ferramentas de tecnologia. “Geralmente, o agente não tem o hábito de investir. Isso tem de mudar.”

3: Tenha um ambiente web inteligente, que agregue informações e possibilite a venda on-line.

4: Tenha uma fanpage para divulgar conteúdos e informações. “Tem de ser uma fampage profissional e não com posts pessoais.”

5: Atue em nichos específicos, explore públicos diferenciados.

6: Não dispute com grandes corporações, ofereça diferenciais de qualidade e serviços. “Não há como fazer frente a estas empresas. O jeito é apresentar um diferencial.”

7: Customize, crie produtos próprios com o seu DNA. “É isso que nos faz sobreviver.”

8: Não venda de tudo. Seja seletivo, fidelize parceiros comerciais. “Temos de negociar melhor com nossos fornecedores.”

9: Conhecimento tem valor, cobre pelos seus serviços. Isso é fundamental. “Se os portais on-line cobram porque os agentes não deveriam?”

10: Faça alianças, fusões ou entre para uma rede. “As grandes empresas estão fazendo fusões. Se o agente não quiser, o melhor é fazer parte de uma rede. As negociações são feitas em volume. É a tendência do nosso mercado.”

Tópicos relacionados