Marjori Schroeder   |   05/06/2009 14:01

Especialistas em turismo de mergulho reúnem-se em SP

As agências de viagens e operadoras interessadas no nicho de turismo de mergulho terão até domingo, dia 7, a oportunidade de conhecer o que há de mais novo neste segmento.

As agências de viagens e operadoras interessadas no nicho de turismo de mergulho terão até domingo, dia 7, a oportunidade de conhecer o que há de mais novo neste segmento. Foi aberta hoje, em São Paulo, a oitava edição do evento Padi Dive, que conta com uma feira com 35 expositores e uma agenda de palestras e seminários. “O objetivo deste evento é reunir todos as partes que formam este segmento, como operadoras de turismo especializadas, fabricantes de equipamentos e representantes de destinos de mergulho. O evento é aberto ao público em geral, mas esperamos também a presença das agências de viagens que queiram aprimorar o seu conhecimento sobre o tema”, explicou Sandro Cesar, que é da operadora Arriba Tur e faz parte do grupo de idealizadores do encontro.

O evento conta com a parceria da Padi (Professional Association of Diving Instructors), que tem sede nos Estados Unidos e é uma das empresas de certificação de mergulhadores. Atualmente, a Padi conta com 130 mil membros e 5,3 mil Padi Centers (centros de curso e certificação) espalhados pelo mundo. No Brasil, há 16 centros da Padi. “Atualmente, o turista com interesse em destinos de mergulho são da classe A e B e tem uma média de idade de 30 anos. Hoje a busca pelo segmento é crescente tanto para viagens nacionais como internacionais”, explicou Cesar. Todos os viajantes que tem interesses em fazer uma viagem com foco no mergulho, de acordo com o executivo, devem procurar uma escola de certificação antes da viagem. Essas escolas também são alvos das operadoras, já que são elas as responsáveis pela formação dos grupos de turistas. “Nós fazemos cursos e treinamentos nessas escolas para elas tornarem-se agências de viagens segmentadas”, afirmou o proprietário da operadora Adventure Travel, Amilton Diniz, que é especializado em viagens de mergulho e tem sede em Sorocaba (SP).

No Brasil, Fernando de Noronha (PE) é apontado pelos operadores como o principal destino para quem quer explorar e conhecer a fauna e flora marinha. Já no Exterior, o destaque fica com Bonaire, no Caribe. “Bonaire é um destino que oferece boa infraestrutura hoteleira e de bases para a pratica do esporte”, explicou. As companhias aéreas que possuem conexões para os destinos de mergulho no Caribe, América do Sul e Central, como a Taca, Avianca, Lan e American Airlines estão presentes no Padi Dive 2009 para apresentar suas opções de frequências e serviços.

O evento acontece no Centro de Convenções da Universidade Senac - campus Santos Amaro, na capital paulista, das 9h às 19h. Mais informações no www.padibr.com.br.

Tópicos relacionados