Dayse Regina Ferreira   |   15/05/2014 11:46

Expo Milão “é mais forte do que os ladrões”

A frase foi dita pelo primeiro ministro italiano, Matteo Renzi. Com o gerente geral Angelo Paris na prisão Opera, assume a direção da Expo Milao Marco Rettighierie, o novo homem forte do evento. Raffaele Cantone, presid

A frase foi dita pelo primeiro ministro italiano, Matteo Renzi. Com o gerente geral Angelo Paris na prisão Opera, assume a direção da Expo Milao Marco Rettighierie, o novo homem forte do evento. Raffaele Cantone, presidente da Anac, será responsável pela transparência administrativa da Expo 2015 em Milão.

Outra novidade: os 60 milhões de euros que deveriam ser responsabilidade da Provincia, serão agora, a partir de primeiro de junho, problema do governo federal. Para maior transparência, todos os documentos e despesas serão publicados na Internet.

Está tudo em atraso e faltam apenas 351 dias para a abertura da feira internacional, no dia primeiro de maio do próximo ano, com duração até 31 de outubro, seis meses para a visitação dos esperados 20 milhões de visitantes a Expo, cujo tema sera "Nutrire il planeta, energia per la vita", ocupando um espaço de cerca de 200 hectares.

Por enquanto, saem dos alicerces o Palazzo Italia, um monumental edifício de 13 mil metros quadrados, seis andares, 25 metros de altura e 57,5 metros de comprimento, com 900 paineis planos e curvos e duas mil toneladas de cimento biodinâmico. Embora a oposição tenha pedido que o evento fosse anulado, por causa dos escândalos e corrupção, o ministro da política agricola, Maurizio Martina, confirma o empenho do governo em relançar a Itália no mundo, monstrando um novo horizonte.

Apesar do desconforto, os italianos procuram fazer da Expo Milão uma vitrine de força econômica edesenvolvimento. Agora a meta é simplificar os projetos, na maioria faraônicos, como o Pavilhão Zero, dar início aos pavilhões de outras nações (60 ao todo), e acolher aos 147 países participantes. O momento é de salvar a face, sair da área de risco. A honra da Itália em jogo, é preciso não deixar a barca afundar. 25 bilhões de euros é a estimativa até 2020 em Milão e na Italia. E 199 mil pessoas trabalhando direta ou indiretamente na exposição universal. O custo será de 1,35 bilhoes de euros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Dayse Regina Ferreira

Dayse Regina Ferreira tem 593 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS