Da Redação   |   22/06/2012 18:01

MTur e Senac iniciaram qualificação para a Copa

O Ministério do Turismo (MTur) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) abriram nesta semana, oficialmente, a primeira turma do programa Pronatec Copa.

O Ministério do Turismo (MTur) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) abriram nesta semana, oficialmente, a primeira turma do programa Pronatec Copa. Vinte alunos da Rede Othon iniciaram o curso de 180 horas na unidade Rio Othon Palace Copacabana, onde serão realizadas as aulas duas vezes por semana. O MTur traça estratégia para atrair novos empreendimentos relacionados ao turismo para o programa de qualificação.

A assessora especial do MTur Suzana Dieckmann parabenizou a rede hoteleira e reafirmou aos alunos a satisfação do governo federal em oferecer e custear um programa de apoio à qualificação profissional no país. “Todos estão de parabéns pela iniciativa. O inglês é uma língua universal, é muito importante que vocês aprendam porque isso abrirá portas na profissão que vocês escolheram: o turismo”, afirmou.

A gratuidade e os horários do curso estimularam Tiago Vieira, 25 anos, a fazer a inscrição no curso. Ele trabalha na copa de uma das unidades da rede Othon no Rio de Janeiro e tem contato direto com o hóspede que toma café da manhã. “Às vezes eles querem informações sobre as frutas, as comidas que estou servindo. Saber inglês será um passo importante para melhorar minha comunicação com o cliente”, afirma o aluno, que se dedica ao estudo do idioma com a expectativa de mudar de função ou conquistar uma promoção profissional.

O professor de inglês do Senac, Augusto Fernandes Cardoso Neto, afirma que “profissionais que não falam inglês estão perdendo dinheiro”. Aprender a se comunicar em uma língua estrangeira é pré-requisito para trabalhadores da hotelaria, bares, restaurantes e taxistas, segundo Neto.

“Quem faz a linha de frente do turismo brasileiro é quem estimula a roda da economia: se o turista é bem recebido, se o receptivo sabe se comunicar, ele sente simpatia pelo povo, pela cidade, se sente em casa, gasta mais, tem mais interesse em visitar e conhecer um país diferente. Essa é a imagem que o estrangeiro leva do país”, avalia o professor.

Para o gerente de Projetos Estratégicos do Senac Nacional, Antônio Henrique Borges Paula, o programa melhora as perspectivas profissionais dos trabalhadores já posicionados no mercado. “O objetivo da metodologia e do projeto pedagógico é que vocês saiam dominando o idioma na área em que atuam. Que vocês tenham condições de atender o turista melhor ainda do que atendem hoje”, esclareceu.

Tiago é um dos 100 alunos inscritos no programa Pronatec Copa “in company”, do qual participam colaboradores de seis unidades na Rede Othon do Rio de Janeiro. Ao todo, cinco turmas cumprirão 180 horas-aula em cerca de 11 meses. O programa de estudos é formado pelos módulos iniciante e profissional.

Na primeira fase do programa, 40 mil vagas serão colocadas à disposição de profissionais de turismo das seis cidades-sede da Copa das Confederações. Além das aulas de idiomas, os cursos oferecerão qualificação para vinte e nove atividades/funções do setor.

Neste momento, o Ministério do Turismo e o Senac finalizam a formação de turmas em todo o País. As inscrições começam no próximo dia 29 de junho. Os alunos serão convocados por telefone para que confirmem a matricula presencialmente, antes do início das aulas. Outras informações em: pronateccopa.turismo.gov.br.

Empresas que tenham interesse em formar turmas in company devem entrar em contato com as unidades estaduais do Senac.

Tópicos relacionados