Fátima Gatoeiro   |   09/06/2009 13:04

MTur quer público de 100 mil pessoas no 4º Salão

O Ministério do Turismo e a Reed Alcantara Machado formalizaram hoje o lançamento da 4ª edição do Salão de Turismo - Roteiros do Brasil, que acontece de 1º a 5 de julho no Anhembi, em São Paulo.

Sem a presença do ministro Luiz Barretto, o Ministério do Turismo esteve hoje representado pelo secretário Nacional de Políticas do Turismo, Airton Pereira, e pela diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento do Turismo, Tânia Brizolla, no lançamento do 4º Salão de Turismo – Roteiros do Brasil que o governo realiza sob a organização da Reed Alcântara Machado entre os próximos dias 1º e 5 de julho. Mesmo ainda não inserida na data considerada pelo MTur como ideal para o calendário brasileiro – o que só acontecerá na 5ª edição (25 a 30 de maio de 2010), os organizadores estão otimistas com a a quarta edição, e a expectativa que permanece é de que o público alcance a marca de 100 mil visitantes.

Há otimismo também quanto aos números da área de comercialização. Com espaço 20% maior este ano – 9,6 mil metros quadrados contra 8 mil no ano passado -, o faturamento arrecadado em 2008 (R$ 5 milhões) pode ser elevado em 20%, embora, falando pela organizadora, o diretor de feiras da Reed Alcântara, Eduardo Sanovicz, não arrisque uma estimativa. Entre os expositores da terceira edição, 96% renovaram contrato para este ano, alguns com espaço ampliado, como afirmou o show manager, Lawrence Reinisch. “Cerca de 60% do espaço físico comercializado também agrega partcipação virtual – uma das novidades da edição deste ano, lançada com o objetivo de otimizar os efeitos da promoção feita na feira e estendê-la para o ano todo. “Ainda estamos recebendo muitas solicitações, o que indica que a área da feira ainda pode ser ampliada”, acredita Sanovicz.

Nesta edição do Salão, o Ministério do Turismo está investindo R$ 12 milhões, metade em marketing e a outra metade como contrapartida na reserva do espaço. “No contrato de licitação que fizemos com a Reed, nossa contrapartida é decrescente, tendo iniciado com R$ 8 milhões, estando em R$ 6 milhões este ano e culminando com R$ 4 milhões em 2010”, explica o Airton Pereira. Para a Reed, o desafio é compensar o valor no volume arrecadado com a comercialiação. “Tudo está acontecendo como previsto. Estamos otimistas e o mercado está receptivo”, afirma Sanovicz.

A partir de hoje já é possível solicitar, gratuitamente, o ingresso pelo portal www.salao.turismo.gov.br.



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