Movida

Alex Souza   |   26/05/2012 15:14

Salão de Turismo do ES espera receber 30 mil visitantes

Teve início na noite de ontem, na capital capixaba, o Expotur 2012 - 8º Salão de Turismo e 3º Salão do Artesanato do Estado. O evento, organizado pela Abav-ES e apoiado pela Secretaria de Turismo do Espírito Santo

PANROTAS / Emerson Souza
Edson Ruy, diretor da Expotur, Elvira Ferrighetto, presidente da Abav-ES, e Alexandre Passos, secretário de Turismo deo Espírito Santo
Edson Ruy, diretor da Expotur, Elvira Ferrighetto, presidente da Abav-ES, e Alexandre Passos, secretário de Turismo deo Espírito Santo
VITÓRIA – Teve início na noite de ontem, na capital capixaba, o Expotur 2012 - 8º Salão de Turismo e 3º Salão do Artesanato do Estado. O evento, organizado pela Abav-ES e apoiado pela Secretaria de Turismo do Espírito Santo, é gratuito e aberto ao público e até amanhã, data de encerramento, espera receber 30 mil visitantes – no ano passado foram cerca de 23 mil.

Pelos corredores estão instalados basicamente estandes de empresas capixabas e regiões turísticas do Estado. O destaque, no entanto, fica para as áreas de artesanato e de gastronomia, tendo em vista a enorme riqueza destes dois itens no Espírito Santo. “Cada região está mostrando o que produz na gastronomia, no artesanato. Se a nossa população conhecer o nosso Estado e viajar por ele, serão mais de três milhões de pessoas viajando”, afirma o secretário de Turismo do Espírito Santo, Alexandre Passos.

Presente na abertura do evento, o governador do Estado, Renato Casagrande, também destacou o artesanato capixaba. “Nós lançamos um catálogo em português e inglês que contem 268 produtos de 350 artesãos. Queremos que o Brasil e o mundo conheçam esse trabalho e saibam aonde procurar”, disse o dirigente, lembrando que, este ano, a Expotur cresceu mil metros quadrados em tamanho.

Ex-presidente da Abav-ES e diretor da feira, Edson Ruy lembra que o trade não foi esquecido pela organização. "Nós trouxemos de 80 a 100 operadores para a rodada de negócios. Antes do encontro eles foram levamos para um famtour para que conheçam a região”, diz, acrescentando que na edição 2011 a rodada de negócios movimentou mais de R$ 11 milhões.

Atual presidente da Abav-ES, Elvira Ferrighetto destaca a diversidade turística encontrada no Espírito Santo: “Apesar de pequeno, é um Estado com muita diversidade. Você pode sair de 35º na praia e ir para 15º na montanha, onde temos excelentes restaurantes. Almoçar na montanha é um programa de domingo do capixaba. Mas os capixabas só agora estão conhecendo melhor o Estado.”


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da Abav-ES

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias