Rafael Faustino   |   28/07/2016 10:54

Booking e Expedia têm 80% do on-line na Europa

Segundo a entidade hoteleira, a HRS caiu bastante no último ano, enquanto Booking.com e Expedia aumentaram suas participações

A Associação Europeia de Hotéis, Restaurantes e Cafés, Hotrec, divulgou dados referentes à hotelaria do continente e, cada vez mais, o cenário é de domínio de um oligopólio de OTAs. Três delas – Booking.com, Expedia e HRS – detêm nada menos que 92% das reservas feitas on-line, sendo que a primeira tem, sozinha, 60% do total.

Segundo a entidade hoteleira, a HRS caiu bastante no último ano, enquanto Booking.com e Expedia aumentaram suas participações, respondendo por 80% das reservas hoteleiras via OTAs. Enquanto isso, as reservas feitas diretamente junto aos hotéis caíram para 55% do total.

A Hotrec expressa sua preocupação com a pouca competitividade no mercado das OTAs, enquanto elas ganham cada vez mais fatias das reservas, especialmente em relação às tarifas pagas pelos hotéis a elas. “Apenas 8,5% dos hoteleiros reportaram uma queda das taxas de comissão no último ano, enquanto o restante continua pagando pelo menos a mesma coisa que antes”, diz, no comunicado. A associação afirma que era esperada uma entrada de novos players no setor depois que Booking e Expedia firmaram um acordo de paridade nas taxas, mas isso não ocorreu.

Preocupa ainda mais a Hotrec o fato de a grande maioria dos hotéis que conseguiram manter ou reduzir as taxas das OTAs serem grandes redes do setor, fragilizando ainda mais os hotéis independentes. “É crucial que, independentemente do desnível entre os vários players do mercado, condições de mercado fiquem mais justas e balanceadas, com a liberdade de cada hoteleiro poder determinar suas próprias condições de negociação com os parceiros de distribuição”, afirmou o Chefe da Força-Trabalho de Distribuição da Hotrec, Markus Luthe.

No Brasil, a relação entre OTAs e hotéis também já gera polêmica. Recentemente, hotéis do Rio de Janeiro e Salvador aprovaram boicotes à Decolar.com, OTA nacional que tem participação da Expedia. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) recomendou a todos seus associados que façam o mesmo, enquanto não ser feito um acordo para redução das taxas cobradas pela OTA.

Tópicos relacionados