Artur Luiz Andrade   |   24/12/2010 13:02

Falece no Rio Álvaro Bezerra de Mello, da Othon

Um infarto fulminante tirou a vida hoje pela manhã do hoteleiro e um dos ícones da hotelaria nacional, Álvaro Bezerra de Mello, que acabara de deixar mais um mandato à frente da ABIH Nacional e presidia o conselho da Rede Othon.

Um infarto fulminante tirou a vida hoje pela manhã do hoteleiro e um dos ícones da hotelaria nacional, Álvaro Bezerra de Mello, que acabara de deixar mais um mandato à frente da ABIH Nacional e presidia o conselho da Rede Othon. Ele será cremado na segunda-feira, às 10h30, no Cemitério do Caju, zona portuária do Rio.

Nos últimos três anos, à frente da ABIH Nacional, Bezerra de Mello se mostrou incansável na luta pelos pleitos da indústria da hotelaria nacional. Impulsionou o crescimento do Congresso Nacional de Hotelaria - Conotel e promoveu o debate contínuo sobre a preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e para a Olimpíada de 2016. No dia de seu falecimento, Álvaro Bezerra de Mello comemorava os altos índices de ocupação da hotelaria nacional no período natalino, ultrapassando os 80%.

Nascido em Pernambuco, em 1931, de índole inquestionável e admirado por todos, o empresário foi nomeado simbolicamente pelo trade de turismo como "O Embaixador do Turismo" por suas pró-atividade e pelas iniciativas adotadas em questões relacionadas ao setor.

Álvaro Bezerra de Mello estava à frente de diversos projetos que vinham sendo desenvolvidos pela ABIH Nacional. A entidade presidida por ele encerrou o ano com várias atividades na área de sustentabilidade e capacitação profissional consolidados, com destaque para os projetos de qualificação hoteleira como o projeto, em parceria com o Ministério do Turismo, Escola Virtual dos Meios de Hospedagem e para a parceria com o Sebrae através do projeto de Qualificação dos Pequenos Meios de Hospedagem. Além dessas ações, produziu uma série de artigos, publicados na mídia nacional, defendendo as posições da hotelaria nacional, entre elas, com relação à Lei de Reciprocidade dos vistos e sobre a normatização dos cruzeiros. Tambpem por iniciativa da ABIH Nacional, o Ministério do Turismo criou, junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma linha especial de financiamento voltada para a reforma e ampliação do parque hoteleiro do país em função dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Há menos de um mês Bezerra de Mello passou o cargo a Enrique Fermi, do RN.

O executivo, dono de um carisma contagiante, iniciou sua carreira no Grupo Othon, em 1954, trabalhando na área têxtil. Ocupou vários cargos nos negócios da família, incluindo a posição de diretor-executivo de Hotéis Othon, onde ele atuou por mais de 40 anos. Sua projeção dentro da empresa foi tamanha que poucos anos depois, logo em 1960, passou para a área hoteleira do grupo, sendo nomeado diretor executivo e, posteriormente, presidente dos Hotéis Othon.

Membro do Conselho Nacional do Turismo (CNT), Álvaro Bezerra de Mello integrou diversas entidades de classe, como a SATO, que presidiu entre 1965 e 74, e a AHT, que presidiu de 1994 a 97, a presidência da ABIH-RJ e por último a presidência da ABIH Nacional.

Álvaro Bezerra de Mello concluiu seus estudos fundamentais no Colégio São Bento, no Rio de Janeiro. Depois, estudou na Phillips Exeter Academy em Exeter, N.H. e na Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachussets, Estados Unidos, onde ele se formou em Economia em 1954.

A família Othon e a hotelaria nacional, ainda chocadas com a morte súbita de Bezerra de Mello, lamentam a perda do amigo e exemplo de empreendedor e hoteleiro.


Tópicos relacionados