Antonio R. Rocha   |   10/05/2012 11:07

Fermi diz que redução de alíquota é vitória da hotelaria

O presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi, que participa da 21ª Brazil National Tourism Mart (BNTM), na capital maranhense, explicou a questão da desoneração na hotelaria, que fará parte do Programa Brasil Maior, voltado para a indústria

SÃO LUÍS (MA) - O presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi (foto), que participa da 21ª Brazil National Tourism Mart (BNTM), na capital maranhense, explicou a questão da desoneração na hotelaria, que fará parte do Programa Brasil Maior, voltado para a indústria. Fermi considerou "uma vitória da categoria, um avanço, um sinal de que o segmento foi lembrado". O tema, inclusive, foi comentado no discurso do ministro do Turismo, Gastão Vieira, na solenidade de abertura da BNTM.

Segundo ainda o presidente da ABIH Nacional, trata-se de uma luta antiga da categoria. "Procuramos todas as instâncias para desonerar a folha da hotelaria. Na verdade, falamos de 28% do segmento, que é voltado para hotéis de grande porte e resorts, já que 72% da hotelaria nacional reúne estalecimentos de pequeno e médio portes, já beneficiados pelo Simples", ressalta.

Fermi lembra que os grandes hotéis são os mais afetados pelo momento econômico atual, já que perderam os turistas internacionais e vêm tendo sensível diminuição de hóspedes das classes A e B. Ele explica que a desoneração vai incidir em 22% da folha, destinados aos encargos. A alíquota final será reduzida de 4,8% para 2% no impacto sobre o faturamento.

Segundo ainda o presidente da ABIH Nacional, duas pessoas foram fundamentais no processo: o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland; e o secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão. Vale lembrar que a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei há pouco mais de um mês e, juridicamente, é preciso mais três meses para as novas alíquotas sejam colocadas em prática.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da BNTM

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Antonio R. Rocha

Antonio R. Rocha tem 1999 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS