Leonardo Ramos   |   22/06/2017 10:23

Apesar de atentados, reservas para Londres sobem 12%

Turismo no Reino Unido se mantém estável, mesmo com terrorismo, e reservas de voos internacionais para a capital britânica nos meses de julho e agosto estão 12% acima do ano passado

Divulgação Booking.com
A London Bridge foi um dos pontos de Londres que sofreram atentados terroristas nos últimos três meses
A London Bridge foi um dos pontos de Londres que sofreram atentados terroristas nos últimos três meses
Mesmo com os recentes ataques terroristas na Inglaterra, que deixaram um total de 34 mortos nos últimos três meses, o Turismo do país vem, na medida do possível, se mantendo estável e com maior demanda em comparação com outros destinos europeus.

As chegadas previstas de turistas para Londres e Reino Unido nesta alta temporada de verão no hemisfério norte são maiores do que as do ano passado e até o momento as reservas de voos internacionais para capital do país nos meses de julho e agosto estão 12% acima do que estavam neste ponto em 2016. Os dados são da consultoria Forward Keys, que analisa 16 milhões de reservas por dia para monitorar padrões de viagens.

Embora antes do atentado na Ponte de Londres, em 3 de junho, o patamar estivesse em 16%, segundo o estudo, não houve uma grande onda de cancelamentos após o ataque. Por outro lado, o número de reservas feitas a partir do fatídico dia teria diminuído consideravelmente.

Ainda assim, os 12% são vistos como positivos pela Forward Keys. O restante da Europa, por exemplo, está atualmente apenas 7,8% a frente do ano passado em número de reservas de passagens para chegadas em julho e agosto.

Analisando as chegadas desde o início de junho e as reservas para o restante deste mês, a última avaliação da Forward Keys é que haverá um crescimento de 11% em número de visitantes na capital britânica, em comparação a junho do ano passado.

Em uma visão geral do ano, a empresa analisou que, até o primeiro dos três ataques terroristas, ocorrido em Londres no dia 22 de março, os números vinham muito superiores em comparação ao ano passado, com 16,5% a mais de chegadas, no comparativo do mesmo período. Após esta data, o aumento de chegadas foi reduzido para 7,3% acima do ano anterior, ao menos até o segundo ataque, no dia 22 de maio, em Manchester, dois meses depois do primeiro. Após o segundo atentado, o aumento de visitantes ficou em 3,5%.

Uma análise da Forward Keys citou ainda outros dois fatores como influenciadores da diminuição de reservas para o Reino Unido. Um deles foi o fato do dia 5 de junho, dois dias após o atentado da Ponte de Londres, ter sido feriado em um grande número de países europeus, levando em conta que menos pessoas reservam suas passagens durante o dia de folga. Outro fator foi o bloqueio aéreo no Catar, uma vez que uma grande onda de cancelamentos foi visto por viajantes que viajavam para o Reino Unido com conexão em Doha.

Tópicos relacionados