Henrique Santiago   |   21/06/2017 16:21

Após morte, EUA podem banir viagens à Coreia do Norte

A administração do presidente do Donald Trump passou a considerar o banimento de viagens de seus cidadãos ao país asiático após o estudante ter sido preso, encontrado em coma e morrido em sua casa há dois dias, em Cincinnati


Flickr/Gage Skidmore
Donald Trump,Estados unidos
Donald Trump,Estados unidos

A morte do norte-americano Otto Warmbier não repercutiu nada bem na Casa Branca. A administração do presidente do Donald Trump passou a considerar o banimento de viagens de seus cidadãos ao país asiático após o estudante ter sido preso, encontrado em coma e morrido em sua casa há dois dias, em Cincinnati.

As informações são da Associated Press, que entrou em contato com oficiais do governo norte-americano.

O caso da morte de Warmbier chocou os Estados Unidos. Ele foi preso em março de 2016 em Pyongyang, capital norte-coreana, sob a acusação de ter roubado um cartaz com propaganda política. O jovem foi sentenciado a 15 anos de trabalhos forçados. Após meses sem notícias, entrou em coma que, segundo o governo da Coreia do Norte, aconteceu por uma combinação de botulismo e pílula de sono, foi enviado de volta para sua casa, onde faleceu.

“É uma total desgraça o que aconteceu com Otto. Isso nunca deveria ser permitido acontecer. Francamente, se ele tivesse voltado para casa, eu acho que o resultado poderia ter sido diferente”, disse, em possível crítica a Barack Obama.

O secretário de Estado Rex Tillerson, braço-direito de Trump, assinala que o assunto deve ser tratado com urgência. Até o momento, nenhuma proibição está perto de acontecer, mas o falecimento do jovem deve alterar esse cenário.


Tópicos relacionados