Henrique Santiago   |   18/03/2015 18:59

Pesquisa: mercado prevê 1º tri com relativo otimismo

O Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis) divulgou hoje a edição 2014 dos “Indicadores Econômicos do Agenciamento Turístico Nacional”,

O Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis) divulgou hoje a edição 2014 dos “Indicadores Econômicos do Agenciamento Turístico Nacional”, estudo feito sob encomenda do Sindetur-SP. O levantamento teve por base entrevistas com 716 empresas, entre agências de viagens (82%), operadoras (15,6%) e consolidadoras (2,4%), que representam 2% do mercado.

De acordo com a pesquisa, o volumes médios de vendas das entrevistadas foram: R$ 1,048 milhão no primeiro trimestre, R$ 911 mil no segundo, R$ 996 mil no terceiro e R$ 882 mil no quarto. Chama a atenção o fato de que a média de vendas do primeiro trimestre ter sido maior do que a do quarto, tendo em vista que, historicamente, ocorre o contrário. A justificativa foi o fator Copa do Mundo, que impulsionou as vendas no começo do ano, e as eleições no segundo semestre, que as retraíram no período.

“A crise política quase acabou com o segundo semestre. No terceiro trimestre, analisamos uma leve recuperação, mas, no geral, os períodos apresentaram um número fraco”, analisa o presidente do Ipeturis, Marciano Freire.

Em relação ao tipo de serviço comercializado ao longo de 2014, as passagens aéreas tiveram volume médio de vendas de R$ 466 mil, com destaque para o volume médio do primeiro trimestre (R$ 518,6 mil). Em seguida vieram pacotes turísticos (R$ 231,9 mil) e hospedagens (R$ 113,8 mil). As vendas internacionais tiveram volume médio de vendas de R$ 469,9 mil e as nacionais, R$ 465,7 mil.

PERSPECTIVAS
Entre os entrevistados, 48,8% acreditam que o primeiro trimestre de 2015 será melhor do que o quarto trimestre de 2014, ao passo que para 28,4% será pior e para 22,8%, será o mesmo.

Tópicos relacionados