Diego Verticchio   |   10/09/2015 12:01

Número de chegadas internacionais cresce 4%, diz OMT

De acordo com estudo, os destinos mundiais receberam 538 milhões de turistas internacionais entre janeiro e junho de 2015, um aumento de 21 milhões em relação ao mesmo período de 2014

O número de chegadas de turistas internacionais cresceu 4% no primeiro semestre deste ano em comparação com igual período do ano passado, segundo o mais recente Barômetro da OMT. De acordo com estudo, os destinos mundiais receberam 538 milhões de turistas internacionais entre janeiro e junho de 2015, um aumento de 21 milhões em relação ao mesmo período de 2014.

Destinos nas Américas registraram crescimento de 4%, já na Europa, Ásia, Pacífico e Oriente Médio o aumento de chegadas internacionais foi de 5%. O continente africano, no entanto, apresentou queda de 6%. Num olhar regional, Caribe e Oceania tiveram 7% de crescimento, registrando melhor desempenho.

Embora tenha havido crescimento, os resultados por destinos são bastante contraditórios. Proteção e segurança continuam a ser uma preocupação global, enquanto o cenário econômico é comparativamente mais volátil, com a recuperação das economias avançadas que contrastam com a desaceleração das economias emergentes. A demanda de turismo também foi impactado pelos preços mais baixos do petróleo e as flutuações cambiais.

"Estes resultados mostram que, apesar do aumento da volatilidade, o turismo continua a consolidar o desempenho positivo que tem tido ao longo dos últimos cinco anos e para proporcionar o desenvolvimento e as oportunidades econômicas em todo o mundo", disse o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.

De acordo com a previsão da OMT emitido no início de 2015, as chegadas de turistas internacionais são esperados para aumentar em 3% a 4% em todo o mundo durante todo o ano, em linha com a previsão de longo prazo de um crescimento médio de 3,8% um conjunto ano por o período de 2010-2020.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados