Renê Castro   |   01/09/2015 11:03

Tam é aérea preferida no Tripadvisor; confira pesquisa

O Tripadvisor divulgou hoje os resultados da terceira edição de sua pesquisa Air Travel Survey sobre viagens de avião. Foram pesquisados 1.010 viajantes brasileiros, de 21 a 27 de abril deste ano.

O Tripadvisor divulgou hoje os resultados da terceira edição de sua pesquisa Air Travel Survey sobre viagens de avião. Foram pesquisados 1.010 viajantes brasileiros, de 21 a 27 de abril deste ano.

O levantamento revela que, no momento da compra, o preço (81%) e os voos diretos (74%) são os fatores decisivos na escolha da companhia, enquanto os atrasos e cancelamentos são a maior queixa para 83%. Por outro lado, os serviços de sites de comparação de preços (77%), a facilidade de reservar on-line (72%) e as opções de voos (67%) são aspectos que têm melhorado nos últimos anos segundo os participantes.

Em abril, quando a pesquisa foi feita, 54% dos usuários disseram que fariam entre uma e duas viagens internacionais este ano, 13% a mais do que em 2014. Com relação a viagens nacionais, 31% dos brasileiros pretendiam fazer de três a quatro viagens nacionais em 2015, e 29% afirmam que viajariam entre uma e duas vezes para destinos regionais, um número 3% maior do que no ano anterior.

“O interesse dos brasileiros em viajar de avião continua a crescer”, afirmou a porta-voz do Tripadvisor no Brasil, Claudia Martinelli,. "Além disso, é possível notar que cada vez mais os viajantes estão usando smartphones e aplicativos na hora de pesquisar voos e fazer check-in”, completa.

PESQUISAS
Com o preço sendo o principal fator de decisão de compra de passagens aéreas, 40% dos participantes afirmam pesquisar valores em até três sites. Cerca de 88% consideram os sites de comparação de preços muito importantes.

Para voos internacionais, quase metade dos brasileiros (42%) faz as reservas com quatro meses ou mais de antecedência. Já para os voos nacionais, esse tempo cai para 30 (24%) ou 60 dias (18%).

EVOLUÇÃO
De acordo com o levantamento, diversos quesitos apresentaram melhorias nos últimos cinco anos para o crescimento das viagens de avião. Os sites de comparação de preços (77%) foram os principais responsáveis, para os entrevistados, seguido da facilidade de reservar on-line (72%), e as opções de itinerários (67%). Rotas para novos destinos (57%) e o processo de check-in (49%) também foram citados

Já no caso dos programas de fidelidade, o Tripadvisor constatou que não houve evolução significativa nos últimos cinco anos, com 29% dos entrevistados afirmando que os programas melhoraram um pouco (29%) ou que não houve mudanças (26%). Para 18%, a análise é ainda mais preocupante: ficaram um pouco pior. Por outro lado, 79% dos consumidores afirmaram que aumentou a facilidade em resgatar os pontos durante o período.

TECNOLOGIA
O uso de smartphones tem crescido nos processos de viagens. Entre os principais serviços estão a realização do check-in, seguida por pesquisas de voos e verificação do status de voos. Mais da metade dos participantes (51%), porém, classificam o serviço de Wi-Fi a bordo ruim ou péssimo, enquanto 42% afirmam que o acesso à internet não é nem muito bom nem muito ruim. Apenas 6% dizem que o serviço é ótimo ou bom.

AÉREAS PREFERIDAS
Um dos itens mais interessantes da pesquisa é sobre a preferência dos internautas no quesito companhia aérea. A Tam foi eleita a mais querida, seguida por Azul e Air France. Gol aparece na quarta posição, à frente de Avianca, American Airlines e Emirates. KLM (8ª), Lufthansa (9ª) e British Airways (10ª) completam a lista.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renê Castro

Renê Castro tem 3062 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS