Artur Luiz Andrade   |   29/01/2016 11:28

Tui abrirá OTA, operadora e consolidadora no Brasil

Um dos maiores grupos mundiais da indústria de Viagens e Turismo, com sede na Alemanha e faturamento de 18,7 bilhões de euros, a Tui colocou o Brasil em seu mapa de expansão. Abrirá uma consolidadora, operadora e OTA no País

Um dos maiores grupos mundiais da indústria de Viagens e Turismo, com sede na Alemanha e faturamento de 18,7 bilhões de euros, a Tui colocou o Brasil em seu mapa de expansão, ao lado de países como a China, Índia e Portugal. A partir de abril, com a entrada em funcionamento de sua plataforma tecnológica em português a Tui terá uma OTA b2c, uma operadora com pacotes dinâmicos e produtos da Tui Europa para agentes de viagens e uma consolidadora aérea. “Será a primeira vez que um grupo grande internacional investe na área de consolidação no Brasil, que tem grandes empresas, mas todas nacionais”, diz Leandro Carvalho, diretor da Tui para a América Latina.

Segundo ele, a nova plataforma, encomendada de fornecedores europeus, terá um metabuscador com opção de reserva, consulta e venda de cerca de 200 mil hotéis, área para os profissionais, além de facilidades do grupo Tui, como conteúdo de destinos, treinamentos e outros produtos. “Nossa plataforma terá muitos diferenciais, como esse metabuscador que trará os melhores preços e opções aos agentes e clientes em geral”, continua Carvalho.

A Tui está no Brasil com as marcas Hotelbeds e Bedsonline, mas não é novidade que as empresas estão sendo vendidas mundialmente, e em 2012 comprou a OTA Malapronta.com. Descontinuada em 2014, a Mala Pronta deu origem à Tui Brasil, que vai contar com uma equipe de 15 profissionais, mais o apoio de 30 na Espanha, que coordenam a expansão na América Latina.

No ano passado a Tui transportou mais de 30 milhões de passageiros para 180 destinos. A empresa tem 77 mil funcionários em 130 países, dez navios, 140 aeronaves e 1,8 mil lojas. Por enquanto, não há planos de operar com aviões ou navios próprios para ou no Brasil. A sede da Tui Brasil é em Curitiba, mas há escritório em São Paulo.

AGÊNCIAS DE VIAGENS
As agências poderão trabalhar com a Tui Brasil acessando a área dedicada a profissionais no portal a ser lançado, seja para comprar na consolidadora, na OTA ou na operadora. A agência poderá usar o motor de busca, instalá-lo em seu site ou pedir que a Tui desenvolva um site customizado para seus clientes.

“Quando mais as agências comprarem, mais serviços e facilidades vão desbloqueando, como treinamentos, conteúdos exclusivos, entre outras”, explica Leandro Carvalho. Segundo ele, o Tui Partner Place é o programa para oferecer serviços aos agentes, incluindo a plataforma de capacitação Upgrade 6A. Em um ano serão lançados 40 cursos gratuitos para os agentes de viagens, incluindo destinos, técnicas de vendas, redes sociais e produtos.

“Estamos chegando com o compromisso do longo prazo”, disse Jorge Martín, CMO da Tui Partner Place e do Passenger 6A. Para Leandro Carvalho, a crise por que passa o País servirá para fortalecer e solidificar negócios e empresas. “Quem não conseguir a fórmula para enfrentar a crise sairá do mercado. Mas quem ficar estará fortalecido e o mercado mais refinado. A Tui chega para investir no Brasil a longo prazo”, finaliza.

Informações com Leandro Carvalho, ex-Mala Pronta e sabre, no leandro.carvalho@tuibrasil.com e com Carolina Chacur, ex-Advance e Rextur Advance, no carolina.chacur@tuibrasil.com.

Tópicos relacionados