Fernanda Cordeiro   |   13/06/2016 11:16

O que os recrutadores odeiam e amam nos candidatos

Não pesquisar sobre a empresa e mentir no currículo está entre os itens que os recrutadores não veem com bons olhos 


Shutterstock
O momento da entrevista é sempre cercado de muita tensão pelos entrevistados. Além do nervosismo habitual, sempre bate aquela dúvida se você respondeu à pergunta do recrutador de forma correta, se a vestimenta está adequada... Quando o retorno da entrevista é negativo, centenas de perguntas do que pode ter saído dos eixos ecoam na cabeça do entrevistado.

Os recrutadores destacam que candidatos que têm uma comunicação clara e que conseguem transmitir o que de mais relevante existe na sua carreira ganham pontos na hora da entrevista.

Outro ponto que parece básico, mas que muitos candidatos acabam tropeçando é a questão da vestimenta. O ideal e mais recomendado pelos recrutadores é ir preparado para a entrevista e, claro, com uma apresentação pessoal à altura da vaga. Ese é um dos tópicos que mais chamam a atenção dos contratantes.

Uma outra virtude do candidato na hora da entrevista é saber explicar, com exemplos práticos, como seu trabalho contribuiu para os resultados de projetos passados.

Além disso, demonstrar clareza, maturidade profissional e ter um discurso bem estruturado também são pontos positivos que o candidato pode ter a seu favor. Ser sincero sobre suas expectativas e motivações para esse novo emprego também é bem visto.

Mentir no currículo e sustentar essa mentira na hora de entrevista está entre as piores atitudes que os candidatos podem ter, de acordo com os recrutadores. Já que, com isso, o empregador cria expectativas com o novo funcionário que tendem a não ser compridas.

É normal estar nervoso na hora da entrevista, mas demostrar falta de segurança ou clareza na hora de se apresentar pesam contra. Além disso, falar de forma muito técnica ou com aquele discurso tradicional de entrevistas de emprego não ajuda muito na hora de impressionar o entrevistador.

Outro erro crasso, mas que muitas vezes ainda é cometido pelos entrevistados, é não ter informações básicas sobre a empresa em que está fazendo a entrevista. Atitudes como esta podem demonstrar uma espécie de falta de interesse no emprego e de preparo para entrevista.

Usar o processo seletivo em que está participando para barganhar aumento salarial com a empresa atual não é bem visto pelos recrutadores, que consideram a atitude antiprofissional. Além disso, é preciso cuidado para não ficar sem os dois empregos no final das contas.


*Fonte: Exame

Tópicos relacionados