Fernanda Cordeiro   |   13/06/2016 10:26

Saiba qual é o melhor investimento para sua empresa

Antes de escolher o melhor tipo de investimento é preciso refletir como ele ajuda a empresa no presente e no futuro

Shutterstock
Você decidiu começar um novo negócio? Ou está precisando de verba para renovar e melhorar a forma atual da sua empresa? Muitas vezes quando passamos por situações como essa, acabamos precisando de um investidor para financiar a nossa ideia.

No entanto, há no mercado várias formas de investimento que uma empresa pode ter. E a escolha do melhor tipo de investimento depende de várias questões que precisam ser discutidas antes de fechar o negócio. Confira algumas abaixo para não cometer nenhum pecado.

ACELERADORA
Se sua empresa está começando ou se você quer tirar uma ideia do papel, este pode ser a melhor forma de investimento para você e sua empresa. As aceleradores apoiam os empreendedores com capital inicial e também ajudam na gestão para o negócio sair do papel.

Esse tipo de investimento costuma durar em média seis meses. Entretanto, a faixa de investimento das aceleradoras é a mais baixa entre os capitais de risco. As aceleradoras são a melhor para quem está começando um negócio.

INVESTIDOR ANJO
Geralmente são indivíduos ou grupos que investem como pessoa física em um negócio que também está no começo. Esses profissionais geralmente escolhem empresas do mesmo nicho de mercado em que ele trabalhava ou trabalha, já que, além do investimento financeiro, o investidor acaba aconselhando o novo empresário.

O “investidor anjo” também é conhecido por gostar de estar presente e ter participação na gestão da empresa, auxiliando na tomada de decisões. No entanto, essa participação com conselhos é algo temporário e dura, em média, de três a seis anos.

Shutterstock

VENTURE CAPITAL
Os venture capitals (VCs) costumam apoiar empresas de pequeno e médio portes que já são estabelecidas e que apresentam algum potencial de crescimento. O tempo de investimento tem uma duração que pode variar entre cinco e sete anos. E os recursos oferecidos pelo VCs geralmente funcionam para financiar as primeiras expansões.

Há dois tipos de VCs, o VC early stage e o VC later stage. O primeiro apoia empresas de até quatros anos de operação e faturamento não superior a R$ 9 milhões. Já o VC later stage funciona quando a empresa já está na fase plena de comercialização do produto e precisa de um expansão rápida e de mais recursos.

Private Equity
Esse tipo de investimento é o ideal para empresas que já estão no mercado há mais de cinco anos. Os investimentos tendem a ser altos, com valores superiores a R$ 30 milhões. É comum que o fundo de private equity torne-se também sócio majoritário da empresa e até indique alguns diretores.
O investimento de private equity funciona em dois segmentos: o tradicional e o private equity growth. O primeiro capital é destinado a alterações financeiras, operacionais ou estratégicas, com o objetivo de alcançar um novo posicionamento da empresa no mercado aberto. Já o private equity growth é destinado a expansão da planta ou da rede de distribuição.

A tabela abaixo mostra um pouco das características de cada tipo de investimento.


*Fonte: Endeavor

Tópicos relacionados