Henrique Santiago   |   03/08/2016 14:52

Viajante brasileiro prefere comprar hotel em OTA

Segundo estudo realizado pela Phocuswright e a Expedia, cerca de 61% a 75% dos compradores de viajantes utilizaram uma agência de viagens on-line (OTA) para compra de hospedagem e acomodação. A porcentagem de quem acessa o site próprio de um hotel está entre 15 e 4


Wrangler/Shutterstock

As agências de viagens on-line (OTAs) seguem com números expressivos o suficiente para impactar, e muito, o mercado. Essas empresas têm crescido vertiginosamente e investido massivamente em tecnologia para trazer mais clientes – lazer e até corporativo – com compras fáceis e seguras.

Em meio ao embate entre a hotelaria fluminense e a Decolar.com, na qual a associação de hotéis independentes do Rio de Janeiro bloqueou as vendas da agência - movimento repetido pelos representes mais oito destinos, uma pesquisa mostra qual é a preferência nacional.

Segundo estudo realizado por Phocuswright e Expedia, pelo menos 61% dos compradores de viagens utilizam uma OTA para compra de hospedagens, mas esse número pode chegar a 91%, como no caso da Austrália. No mercado brasileiro, o índice é de 75%. Na comparação, a porcentagem de quem acessa o site próprio de um hotel está entre 15% e 44%, e o Brasil leva 21% nesse share.

A métrica utilizada para o estudo Channel Surfing: Where Consumers Shop for Travel Online foram os viajantes de lazer de oito mercados – Alemanha, Austrália, Brasil, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. Além de explorar estes oito países, o documento analisa as atitudes e as experiências para usar ambos os modelos.

Em 2014, mais de 70% dos brasileiros adquiriram algum tipo de hospedagem paga ao menos uma vez em agências on-line. Isso inclui hotéis, outro tipo de produto noturno, timeshare ou aluguel para férias. O mesmo índice é válido para australianos, chineses e norte-americanos.

Até 2017, mais da metade (52%) de todas as reservas de viagens na Europa será feita on-line, de acordo com o estudo. Em seguida, vêm Estados Unidos (45%) e Ásia Pacífico (37%). Ao se referir ao Brasil, que tem cerca de 55 milhões de viajantes de lazer, o índice de acesso em compras em uma OTA supera o de demais países e traz dados surpreendentes.

Confira os gráficos abaixo.



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS