Renê Castro   |   27/05/2010 17:20

Apenas 38% dos brasileiros costumam viajar, diz MTur

O Núcleo de Conhecimento do quinto Salão do Turismo, realizado na capital paulista, abriu espaço para a apresentação de alguns indicadores do turismo no Brasil.

O Núcleo de Conhecimento do quinto Salão do Turismo, realizado na capital paulista, abriu espaço para a apresentação de alguns indicadores do turismo no Brasil. Os responsáveis pelo material, exibido há pouco, foram Margarida Pinto Coelho e Patrícia Morita, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), e o coordenador do Sistema de Informações sobre Mercado de Trabalho do Ministério do Turismo, Roberto Zamboni, e o diretor de Estudos e Pesquisas da pasta, José Francisco Salles.

Salles, inclusive, revelou um dado importante - e ao mesmo tempo preocupante - com relação ao consumo de turismo no País: apenas 38% da população tem o hábito de viajar. “Este é um valor baixo, e que demonstra que as iniciativas pública e privada devem investir em formas de divulgação para atrair estes turistas. Em nossa pesquisa, feita em mais de 37 mil domicílios das 27 unidades federativas, as pessoas mostram o porquê de não viajarem. É uma oportunidade que deve ser analisada”, recomendou ele, divulgando o site www.turismo.gov.br/dadosefatos para os interessados em saber mais sobre as pesquisas realizadas pela pasta.

Por outro lado, o Ministério do Turismo, após amargar uma perda de 8% no ano passado no valor gerado pela entrada de divisas (por conta, principalmente, da crise econômica e do surto de Gripe A no mundo), comemora o resultado do primeiro quadrimestre do ano, quando foi registrada a entrada de R$ 2,116 bilhões, valor 3% superior ao mesmo período de 2009.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renê Castro

Renê Castro tem 3062 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS