Maria Izabel Reigada   |   03/07/2012 12:49

Estrangeiros da Rio+20 mostram altos e baixos do Rio

Dos entrevistados, 59% ressaltaram que a imagem que tinham do Brasil melhorou após a visita, enquanto 97% afirmaram que pretendem voltar.

Pesquisa realizada pela Embratur mostrou que 68% dos estrangeiros que visitaram o Rio de Janeiro para participar da Rio+20 disseram que a experiência correspondeu ou superou as expectativas. Dos entrevistados, 59% ressaltaram que a imagem que tinham do Brasil melhorou após a visita, enquanto 97% afirmaram que pretendem voltar. Os dados fazem parte da Pesquisa de Percepção do Brasil por Estrangeiros Durante a Rio+20 e foram apresentados hoje pelo presidente da Embratur, Flávio Dino.

“Os resultados da pesquisa mostram que as belezas naturais, a personalidade do brasileiro e a hospitalidade são as características nacionais mais marcantes para os participantes do evento”, disse Dino. “Sobre os serviços e infraestrutura turística apresentados pelo País, 81% dos visitantes estrangeiros disseram acreditar que o País já está ou estará preparado para sediar os megaeventos programados para acontecer nos próximos anos”, acrescentou.

A pesquisa listou os itens avaliados negativamente, entre eles os preços, as dificuldades com a língua e o trânsito, tendo este último atingido a pior avaliação: 81% julgaram como ruim ou muito ruim. A sinalização também merece atenção, já que apenas 41% avaliaram entre bom e muito bom e 31% como regular. Ao todo, foram entrevistadas 228 pessoas, entre delegados e jornalistas estrangeiros, de 42 países da América do Sul, América do Norte e Europa. A pesquisa buscou saber o que eles acharam dos atrativos e serviços turísticos oferecidos pelo País. O estudo foi realizado entre 20 e 21 de junho, no Rio de Janeiro (RJ).

Tópicos relacionados