Artur Luiz Andrade   |   03/11/2014 13:33

Euromonitor rastreia tendências do turismo mundial

A Euromonitor international divulgou, na WTM Londres, em parceria com a feira, seu Global Trends Report, estudo anual com as tendências de viagens em todo o mundo. Dividida por região, a pesquisa traz a expectativa de crescimento da economia dessas áreas, e os nichos e as novas formas de consumir vi

A Euromonitor international divulgou, na WTM Londres, em parceria com a feira, seu Global Trends Report, estudo anual com as tendências de viagens em todo o mundo. Dividida por região, a pesquisa traz a expectativa de crescimento da economia dessas áreas, e os nichos e as novas formas de consumir viagens.

Nas Américas, uma tendência apontada é o crescimento das viagens de bicicletas pelos homens de meia idade, nicho que até ganhou uma sigla (Mamils – Homens de meia idade de lycra, na tradução do inglês). O ciclismo deve bater o golfe em pouco tempo como o esporte preferido dos homens de meia idade, mas o estudo avisa para que não descartem a força do golfe – ainda.

No Reino Unido, a tendência pós-crise é a busca por hotéis mais econômicos e até hostels descolados e high tech, que tembém ganharam um apelido: poshtels, uma mistura de hostel com hotel butique.

No restante da Europa, a tendência detectada é uma espécie de Airbnb para restaurantes. Os turistas querem comer como um europeu e ter experiências autênticas nas refeições. Vários sites de restaurantes alternativos ou pessoas que recebem os turistas em casa para as refeições estão aparecendo.

No Oriente Médio, as semanas de moda e design prometem mudar a cara dos países da região, Na África, o surfe cresce a passos largos, uma ótima opção para o desenvolvimento do turismo sustentável.

Na Ásia, o WeChat começa a ir além de um sistema de troca de mensagens para abraçar o móbile commerce e as ferramentas de pagamento.

Duas outras tendências foram detectadas, mas servem para todas as regiões.

A primeira é o incentivo dos hotéis para que os hóspedes coloquem fotos e mencionem as propriedades nas redes sociais, em troca de recompensas.

A segunda, também tecnológica, aponta que a tecnologia “vestível” será cada vez mais importante para os consumidores sempre conectados, seja para fazer reservas ou receber notificações.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18739 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.