Rafael Carreira   |   02/07/2014 14:07

Intenção de compras de viagens cresce 137% em SP

Uma pesquisa realizada pelo Programa de Administração do Varejo, da Fundação Instituto de Administração, revelou que a intenção de compras, no varejo, de produtos de “Viagens e turismo” entre os paulistanos para o terceiro trimestre de 2014 cresceu 137% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Pesquisa realizada pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (Fia), revelou que a intenção de compras no varejo de produtos de “Viagens e turismo” entre os paulistanos para o terceiro trimestre de 2014 cresceu 137% em comparação ao mesmo período do ano passado. O índice está na contra-mão do varejo, pois de maneira geral, a intenção de compra dos moradores de São Paulo caiu de 50,4% para 46,6% no período analisado.

Na comparação entre o terceiro trimestre de 2014 e de 2013, o crescimento de “Viagens e turismo” foi o maior entre os 13 itens analisados. Quando comparado com o trimestre passado, o quesito teve a segunda maior alta (20,8%), atrás apenas de “Imóveis”, que registrou alta de 125%. O item também figura na segunda colocação entre os mais citados, com 12,8% de intenções de compras entre os entrevistados, perdendo apenas para “Vestuário e calçados”, que foi citado por 20,8% das pessoas.

Ao analisar a intenção de compras pela internet entre julho e setembro, todos os itens avaliados registraram queda em comparação com os mesmos meses de 2013, inclusive o item dedicado ao turismo, que teve baixa de 28,3%. Entretanto, o comparativo com os últimos três meses permaneceu estável, com queda de 0,2%. A intenção geral de compras pela internet caiu de 89,9% para 84,7% entre o terceiro trimestre deste ano e do ano anterior.

GASTOS EM QUEDA
Ao contrário da intenção de compras, a intenção de gastos em “Viagens e Turismo” no varejo foi a que mais caiu em comparação ao mesmo período do ano passado, com queda de 36,7%. O gasto médio previsto pelo paulistano para este item, nos próximos três meses, passou de R$ 2,7 mil, registrado entre julho e setembro de 2013, para 1,7 no atual trimestre. Entretanto, em relação ao último trimestre, a alta foi de 18,5%.

Segundo o diretor-presidente da Fia, Cláudio Felisoni de Angelo, esta disparidade entre intenção de compras e de gastos no setor é decorrente de uma variação no perfil dos gastos da população com renda mais baixa. “Hoje a classe C e a classe D estão deixando de gastar dinheiro em produtos como eletrodomésticos, móveis ou telefonia, para investir em experiências como viagens e educação”, avaliou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Carreira

Colaboração para o Portal PANROTAS

Rafael Carreira tem 1508 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!