Da Redação   |   10/03/2010 13:48

Kaká critica aéreas e pede comissão da Anac

Kaká diz que "o duopólio existente na aviação brasileira é prejudicial para o mercado regional" e denunciou práticas abusivas das companhias.

BRASÍLIA - Uma das maiores preocupações da Abav está relacionado à Copa do Mundo de 2014, porque “teremos um mundo vindo para cá por meio da aviação”, explicou o presidente da entidade, Carlos Alberto Amorim Ferreira. Segundo ele, "o duopólio existente na aviação brasileira é prejudicial para o mercado regional" e denunciou práticas abusivas das companhias. “Elas entram nas linhas regionais com preços baixos, acabam com as concorrentes e logo depois aumentam os preços das passagens.”

Kaká também defendeu a atuação da Anac. Segunda ele, a fiscalização da agência tem facilitado a atuação dos agentes de viagens, reduzindo significativamente os atrasos dos voos. “Esses problemas respingavam no agente de viagens, porque não temos nossa atividade regulamentada, como deveríamos e o consumidor cobra de nós a prestação de um serviço que é regulado e autorizado pelo governo”, afirmou, referindo-se à demora na aprovação do PL 50120/2001, que está em fase terminativa na Câmara Federal.

“Não se pode cobrar os problemas de investimentos dos aeroportos da Anac, esses problemas precisam ser cobrados da Infraero. Os aeroportos estão sem infraestrutura e o turismo está crescendo. Criou-se um gargalo, pois tem consumidor mas não tem produto para vender”, afirmou o presidente da Abav.

Uma outra medida importante ressaltada pelo presidente da associação das agências de viagens refere-se às promoções feitas pelas empresas aéreas. “É preciso que elas digam quantos lugares e quantas passagens serão vendidas naquela tarifa da promoção.” Segundo Kaká, "as promoções são destinadas a, no máximo quatro assentos, nunca mais do que iss"o. Kaká defendeu a criação de uma comissão para discutir essas promoções dentro da Anac.

Carlos Alberto Ferreira será um dos participantes do Fórum PANROTAS 2010, nos dias 15 e 16, em São Paulo. A aviação será tema de um debate, com a presença de Solange Vieira, presidente da Anac, Fernando Soares, do Ministério da Defesa e os presidentes das empresas aéreas nacionais. Kaká participa dod ebate sobre a integração do Legislativo com o Executivo e a indústria do turismo.

Tópicos relacionados