Maria Izabel Reigada   |   08/10/2009 09:24

OMT indica queda de 7% em desembarques internacionais

O Barômetro do Turismo Mundial apresentado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) dentro de sua 18ª Assembleia Geral, realizada nesta semana em Astana, no Casaquistão, mostra redução de 7% no número de chegadas internacionais nos primeiros sete meses do ano

O Barômetro do Turismo Mundial apresentado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) dentro de sua 18ª Assembleia Geral, realizada nesta semana em Astana, no Casaquistão, mostra redução de 7% no número de chegadas internacionais nos primeiros sete meses do ano – ou 40 milhões a menos, em números absolutos, que no mesmo período de 2008. Entre janeiro e julho do ano passado, o total de desembarques internacionais no mundo foi de 540 milhões.

Regionalmente, as Américas registraram queda semelhante à média mundial: 7%. Os países do Oriente Médio tiveram a maior redução no total de chegadas, caindo 13% nos primeiros sete meses do ano. A Europa registrou queda de 8% e a Ásia e Pacífico, de 6%. A África foi o único continente a registra crescimento nas chegadas internacionais, aumentando em 4% os desembarques, no comparativo com o mesmo período e 2008.

Segundo a OMT, os índices de queda nas chegadas internacionais também estão reduzindo, mês a mês. Em maio deste ano, a queda foi de 10% em relação a maio de 2008. Em junho, foi de 7% e, em julho, chegou a 4%. “Os últimos dados da economia mundial e as perspectivas indicam que a economia começa a se recuperar desta severa recessão e no turismo também há sinais de regresso da confiança e de retomada da demanda tanto para viagens de negócios como de lazer”, disse o secretário-geral interino da OMT, Taleb Rifai. A próxima edição do Barômetro da OMT será divulgada no World Travel Market, em Londres, em novembro.

Tópicos relacionados