Artur Luiz Andrade   |   19/05/2010 13:41

Secretário explica taxa para turistas que vão aos EUA

Palestrante convidado do almoço de encerramento do Pow Wow 2010, em Orlando, na Flórida, o subsecretário de Comércio dos Estados Unidos,Francisco Sánchez, conversou esta manhã com um grupo de dez jornalistas que participam do evento, entre eles a PANROTAS

ORLANDO - Palestrante convidado do almoço de encerramento do Pow Wow 2010, em Orlando, na Flórida, o subsecretário de Comércio dos Estados Unidos, Francisco Sánchez (foto), conversou esta manhã com um grupo de dez jornalistas que participam do evento, entre eles, representando o Brasil, o Portal PANROTAS e a Folha de S. Paulo. Segundo Sánchez, o turismo terá papel fundamental na meta estabelecida pelo presidente Obama de dobrar as exportações americanas em cinco anos e recuperar 1,8 milhão de empregos perdidos. “Se fizermos um bom trabalho promovendo o turismo, conseguiremos atingir nossa meta”, disse.

Depois de um longo hiato, o governo federal volta a investir, de forma indireta, na promoção turística. O Travel Promotion Act, assinado no começo do ano pelo presidente americano, cria uma corporação público-privada, com 11 membros designados pelo Departamento de Comércio e tocado pela indústria, com a supervisão do Congresso. O objetivo: a promoção dos Estados Unidos como destino turístico. Sánchez diz que será um meio termo entre o que já existiu (uma agência para o turismo, a USTTA) e o que havia até agora (zero de investimento federal). Sanchez acredita que o processo de criação da corporação levará alguns meses.

O dinheiro para a promoção virá de uma nova taxa, a ser cobrada dos turistas que chegam ao país sem a necessidade de visto (parte do programa Visa Waiver). Cada visitante pagará US$ 10 a cada dois anos, e não por visita. Canadenses estarão isentos. A iniciativa privada dará uma contrapartida para aumentar o budget. “Não cometeremos erros passados de usar a maioria da verba para a administração da corporação”, garante ele. Segundo o subsecretário, os Estados continuarão sendo os maiores investidores em promoção turística e não há previsão de entrada de dinheiro do governo federal, a não ser o da nova taxa, que irá para o Tesouro americano já com a finalidade exclusiva de ser usada para a promoção turística.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da US Travel, Tam, Continental, Alamo e Travel Ace

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.