Movida

Artur Luiz Andrade   |   16/09/2014 19:30

Trend lança Shop Hotel, uma OTA para agências

Tecnicamente, a Trend, agora um grupo, está lançando uma on-line tour operator (operadora 100% on-line) para agências de viagens que só precisem de preço (e crédito). Sem serviços. Na prática, é uma low cost que funciona como uma OTA para agências. A Shop Hotel.

PANROTAS / Emerson Souza
Luppa com os logos do Grupo Trend e da Shop Hotel
Luppa com os logos do Grupo Trend e da Shop Hotel
Tecnicamente, a Trend, agora um grupo, está lançando uma on-line tour operator (operadora 100% on-line) para agências de viagens que só precisem de preço (e crédito). Sem serviços. Na prática, é uma low cost que funciona como uma OTA para agências. A Shop Hotel.

“Vimos que entre nossos clientes há quem precise de preço, crédito e serviço e quem só precise dos dois primeiros itens. Decidimos criar essa opção on-line para os agentes atenderem seus clientes que buscam tarifas competitivas”, diz Luís Paulo Luppa, presidente da Trend, em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS.

Ou seja, tirando o serviço, que é uma das fortes características da Trend (atendimento 24 horas trilíngue, parcelamento em muitas vezes, apoio dos executivos de vendas, faturamento de extras, entre outros itens), a Shop Hotel consegue oferecer tarifas menores... como as oferecidas pelas OTA. “Ninguém terá os preços que conseguimos”, garante Luppa. Para isso, além das negociações já muito boas que a Trend tem, houve um grande investimento em pré-compra e bloqueio de quartos de hotel. “Em vez de pegar esse dinheiro e comprar uma empresa, investimento em pré-compra”, conta.


Luppa acredita que, além de novos clientes, 25% da base da Trend (de dez mil agências) comprará na Shop Hotel. “Os outros 75% precisam e valorizam nossos serviços, que continuaremos melhorando e agregando ferramentas, como já fizemos com o Vitrine, Vtrine + e Vitrine Mobile, que já tem quase 900 usuários”, explicou.


A Shop Hotel é uma empresa à parte, separada da Trend Operadora: tem sede na Granja Viaja, é liderada por Gabriel Paiva, ex-gerente de Estratégia da Trend, conta com equipe própria, bem mais enxuta, e roda em sistema da Cangooroo (T4W). “Nós na Trend temos um departamento próprio de desenvolvimento e TI, com 75 profissionais. Mas o produto da Cangooroo nos atendia 90%. Pedimos algumas alterações e adaptações e agora nos atende perfeitamente”, continua Luís Paulo Luppa. No sistema, o agente compara preços, paga on-line, pode fazer cancelamentos e emitir vouchers.


O login e a senha são os mesmos para as agências nos dois sites: Shop Hotel e Trend Operadora. O crédito também é o mesmo. Já a comissão da agência é diferente: até 14% na Trend, que conta ainda com a opção da tarifa flexível, em que o agente coloca seu mark-up, e fixa em 10% na Shop Hotel.


INSPIRAÇÕES
A Trend se baseou em modelos já existentes no próprio turismo para lançar sua low cost. Na hotelaria, quem quer preço compra Ibis Budget, quem quer serviço compra Pullman. Na aviação, quem quer serviço e facilidades vai para uma empresa tradicional, quem quer preço e pagar por serviços busca uma low cost/low fare. Como ferramenta, a inspiração veio do modelo Booking.com, de soluções mobile que Luppa pesquisou e até do Flores on-line, que tem uma cordialidade inspiradora, de acordo com ele.

“É claro que há uma interseção de clientes querendo serviço ou não, mas como o crédito a ser usado nos dois casos é o mesmo, o agente de viagens pode ir e vir, comprar onde quiser, sabendo que em um caso, na Shop Hotel, não há serviços agregados como na Trend Operadora”, argumenta Luppa.


Segundo ele, a Shop Hotel é mais uma razão para o agente de viagens ser pró-ativo com seu cliente. "Ele tem que ligar para o cliente e mostrar que tem preço, sistema, ferramentas, solução mobile... Os agentes andaram muito assustados com as OTAs, achando que estão com os dias contados. Não apenas estamos mostrando que não, que não estão acabando, como estamos dando mais opções e ferramentas para atenderem seus passageiros", finaliza.


DIFERENÇAS
Confira algumas diferenças de serviços entre a Shop Hotel e a Trend Operadora.

PRODUTOS — Enquanto na Trend há hotéis nacionais e internacionais, carro, receptivo, marítimo, ingressos, transfer de helicóptero, feiras e grupos e seguro; na Shop Hotel o agente compra apenas a hotelaria nacional e internacionais. Os produtos hoteleiros são os mesmos da Trend, mas a Shop Hotel incluirá opções supereconômicas, que não faziam sentido na operadora.

PARCELAMENTO — Na Trend, dez vezes sem juros. Na Shop Hotel, três vezes sem juros.

ATENDIMENTO — Na Trend 110 executivos de Vendas e 250 atendentes internos, além da central 24 horas trilíngue. Também há suporte pós-venda. Na Shop Hotel, chat e solicitações on-line.

FATURAMENTO — De diárias e extras na Trend; e somente de diárias na Shop Hotel.

FERRAMENTAS — Na Trend Operadora, há o Diretório On-line e os produtos Vitrine, Vitrine + e Vitrine Mobile.

COMISSÃO — Variável até 14% e com a tarifa flexível na Trend e fixa em 10% na Shop Hotel.

SITE: www.shophotel.com.br.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias