Artur Luiz Andrade   |   01/07/2011 13:42

Turismo mundial cresce 4,5% de janeiro a abril

Dados divulgados pela Organização Mundial de Turismo (OMT) mostram que as chegadas de turistas internacionais em todo o mundo cresceram 4,5% nos quatro primeiros meses de 2011, apesar dos desafios do início do ano.

Dados divulgados pela Organização Mundial de Turismo (OMT) mostram que as chegadas de turistas internacionais em todo o mundo cresceram 4,5% nos quatro primeiros meses de 2011, apesar dos desafios do início do ano. Houve crescimento em todas as regiões, exceto no Oriente Médio. A América do Sul (17%), o Sul da Ásia (14%) e o Sudeste Asiático (10%) foram as únicas sub-regiões com incremento de dois dígitos.

"O turismo global continua sua recuperação sobre 2010, apesar do impacto de eventos recentes no Oriente Médio e no Norte da África, assim como os trágicos eventos no Japão, que estão temporariamente afetando o fluxo de viagens nessas regiões. Devemos, de qualquer forma, permanecer vigilantes enquanto encaramos outras incertezas, como o alto índice de desemprego e o aumento das políticas públicas de austeridade", disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai.

A OMT estima que esses destinos que estão enfrentando dificuldades se recuperem até o final do ano. "É hora de apoiar esses destinos e ajudar o turismo deles a dar a volta por cima, contribuindo para a estabilidade econômica e social e o progresso", completou Rifai.

EUROPA LIDERA
O turismo mundial registrou 268 milhões de chegadas de turistas internacionais de janeiro a abril deste ano, 12 milhões a mais que o mesmo período de 2010. O mês mais forte foi abril, com 6% de crescimento, o que pode ser explicado pelo feriado da Páscoa e pelos problemas de abril de 2010 com o vulcão islandês.

A Europa excedeu as expectativas e teve o maior crescimento entre as regiões.: 6%. A Ásia/Pacífico ficou com 5%, mesmo índice das Américas, salva pelos resultados da América do Sul (17%), uma vez que as Américas Central e do Norte tiveram crescimento abaixo da média mundial. O Oriente Médio caiu 15% e o Norte da África 11%.

A OMT mantém a previsão de crescimento entre 4% e 5% para 2011.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.